Walcyr Carrasco é o autor mais versátil da Globo

0

Walcyr Carrasco é o autor mais versátil da Globo
Por Andreh Ponttez Gomez




O novelista Walcyr Carrasco pode ser considerado o autor mais versátil da Globo. O autor é o único na emissora que escreve novelas para todos os horários. Estreou na Globo em 2000 com a novela O Cravo e a Rosa e foi um grande sucesso na época, sua carreira é marcada por grandes sucessos, no seu currículo coleciona grandes sucessos como Chocalote com Pimenta (2004), Alma Gêmea (2005). Em 2007 estreou no horário das sete com Sete Pecados que também foi sucesso, em 2009 emplacou mais um sucesso Caras & Bocas e em 2011 Morde e Assopra. Em 2012 estreou no horário das onze adaptando a obra de Jorge Amado, Gabriela, que foi mais um sucesso do autor. Em 2013 estrreia no horário nobre com a bem sucedida Amor à Vida. Em 2015 lança Verdades Secretas, no horário das onze, sendo uma das novelas mais polêmicas da história da televisão brasileira, que decidiu colocar em evidência o lado obscuro do mundo da moda.
Além de ser o autor mais versátil da emissora, pois é o único autor solo que emplacou sucessos em todos os horários de novelas do canal.O autor é dono de mais um título, o de autor que mais escreve novelas, já que a média de um autor de novelas da Globo, é de lançar novelas a cada 03 anos ou mais. E Walcyr Carrasco coloca no ar novelas no  prazo de dois anos em média e em alguns casos, consegue, colocar uma novela por ano, assim o autor é o que mais fatura na emissora, já que os autores recebem em média, o valor de R$70.000,00 quando não estão com novelas no ar e quando estão com novelas no ar, ou seja, estão trabalhando, o valor de seus salários aumentam pra R$150.000,00. Como é o autor que mais escreve novelas na emissora, consequentemente é o que mais fatura.
Atualmente o autor está no ar com a trama Verdaes Scretas e já tem uma sinopse de uma novela de época aprovada para o horário das seis, que deverá entrar no ar  em 2017.
Alguns tipos de persongens são marcas do autor, como em todas suas tramas  existe o núcleo pobre que briga por comida, persongens gordos engraçados são retratados. Gays afeminados que têm bordões que caem no gosto popular como foi o caso do Cássio de Caras & Bocas (2009), que repetia o ”Tô rosa chiclete”, o Félix de Amor à Vida que emplacou diversos bordões como: ”Salguei a Santa Ceia” e o Visky de Verdade Secretas que ainda não emplacou nenhum bordão.
O único fracasso da carreira do autor foi em 2001 com a novela A Padroeira, que trazia como tema central a história de Nossa Senhora Aparecida, que tinha direção de Walter Avancini que acabou falecendo no meio da novela e  a troca de diretor acabou contribuindo para o fracasso da novela.
Em 2002, Walcyr Carrasco substituiu Benedito Rui Barbosa na reta final da novela Esperança, já que o autor titular teve que se afastar por problemas de saúde. Assim Walcyr conseguiu dar um desfecho para  a história e deu muito mais ritmo para a  trama.
Em 1996 protagonizou um fato único na história das telenovelas, o autor era contratado do Sbt e mesmo sendo contratado da emissora escreveu Xica da Silva para  Manchete, porém por questões contratuais não usou seu nome verdadeiro, o autor usou o pseudônimo de Adamo Rangel, e em 1998 escreve mais um sucesso Fascinação para o Sbt.
O autor é conhecido no meio artístico por não aceitar que atores modifiquem seus textos na hora de decorar ou cloquem ou famosos ”cacos”, que são palavras que não existem no texto original. Caso o ator utilize esses recursos, o personagem acaba sendo eliminado ou perdendo espaço na trama.  Como aconteceu com Cláudia Raia em Sete Pecados, que usava esses recursos e Ágata, persongem de Cláudia Raia, uma das principais vilãs da trama acabou sendo assassinada.
Atualmente Walcyr Carrasco é considerado um dos principais autores da Globo, e se destaca pela  sua versatilidade  e talento, tendo sempre como uma de suas principais marcas o humor em suas obras.
Nas redes sociais:
Instagram: @andrehponttezgomez

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.