Redação
Leandro Karnal sobre racismo e homofobia: “Você ataca aquilo que, de fato, deseja”

Leandro Karnal sobre racismo e homofobia: ”Você ataca aquilo, que de fato, deseja”
Por Andreh Ponttez Gomez
A apresentadora Mariana Godoy recebeu Leandro Karnal, Tati Bernardi e a banda Metrô em seu talk-show Mariana Godoy Entrevista. Professor e historiador, Karnal é o primeiro a subir ao palco e, no bate-papo com a apresentadora, analisa a sociedade e argumenta sobre temas como o racismo e a homossexualidade. “Somos um país estética, política e economicamente racista. Vendemos a imagem de um produto a partir de um grupo branco, porque nos identificamos com ele que é, ainda, uma estética para venda de produtos”, diz.
Professor e Doutor na área da história, ele vai além ao comentar sobre preconceito e polemiza: “É importante lembrar que todo ataque homofóbico é sempre um choque entre dois gays, o que vive sua sexualidade e o que tem vergonha e medo da sua sexualidade. Você ataca aquilo que, de fato, deseja”. Na entrevista, o historiador também defende que “falar mal” dos outros é uma estratégia para “criar laços” e explica que o mesmo nem sempre ocorre quando fazemos elogios. “Falar bem é mais difícil, nós gostamos mesmo é de odiar, amar é um pouquinho mais complicado. A espécie humana não para para ver uma árvore com flores, a espécie humana para pro acidente na rodovia”.
Questionado pela apresentadora se acredita que as pessoas têm buscado se informar cada vez mais antes de publicar seus comentários nas redes sociais, Karnal é enfático. “Eu não tenho notado uma preocupação enorme de embasamento para poder dar opinião. Tenho notado uma vontade que a gente chamaria de narcísica, orgulhosa de ter opinião e de expressá-la”.
A roteirista e escritora Tati Bernardi é a segunda convidada da noite e revela como avalia seus trabalhos. “Quanto mais autoral eu conseguir ser, mais eu gosto”. Ela também defende seu estilo de narrativa. “Por eu escrever muito em terceira pessoa, existe uma coisa muito narcisista de se expor e falar muito de si própria, mas é uma característica minha desde pequena”.
Popular nas redes sociais, principalmente por suas crônicas, Tati comenta o retorno do público que lê seus textos.“Eu recebo muito e-mail de gente falando que eu falei o que ela gostaria de ter falado, seja pra mãe, pro marido ou pro chefe. Eu gosto de escrever o que eu gosto de ler”. A autora ainda explica o motivo de seu sucesso. “Eu me aproximo dos outros, eu exponho medos, fobias e angustias de uma maneira de que eu acho que aproxima os leitores, porque todo mundo tem os seus medos”.
Ao final da atração, a banda Metrô animou o público com suas canções.
Quer saber tudo sobre televisão e famosos?
Acesse o canal no Youtube:
https://www.youtube.com/user/Alvoradadobrasil
Instagram:@andrehponttezgomez
E-mail:andrehgomez@gmail.com
Andreh Ponttez Gomez, é ator, blogueiro e jornalista por vocação. Participou de mais de 300 programas de TV, nas principais emissoras do país. É Youtuber, responsável pelo canal Alvorada do Brasil.