Redação

Debate do 2º turno no Rio: RedeTV! bate recorde com transmissão ao vivo via Facebook

Debate do 2º turno no Rio: RedeTV! bate recorde com transmissão ao vivo via Facebook
Por Andreh PonttezGomez




A RedeTV! transmitiu nesta terça-feira (18) o debate do segundo turno no Rio de Janeiro entre Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL). Além do sucesso na TV, a transmissão ao vivo via Facebook foi a maior já realizada por uma emissora de televisão no Brasil em audiência, com pico de 36 mil espectadores assistindo simultaneamente ao conteúdo. Até a manhã desta quarta-feira (19), quase 600 mil pessoas já haviam acessado ao menos um trecho do debate na página da RedeTV! na rede social. O debate também chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no país e foi o terceiro assunto mais comentado mundialmente.
O evento, que aconteceu num hotel da Barra da Tijuca, teve a parceria de UOL, Veja e Facebook. A troca de farpas e ironias entre os candidatos marcou o encontro e as mediadoras Mariana Godoy e Amanda Klein precisaram conter os ânimos da plateia por diversas vezes.
No início do primeiro bloco, o candidato do PSOL  questionou sobre a polêmica de seu adversário com o tema religião. ‘Em seu livro, você diz que católicos praticam doutrinas demoníacas e diz também que outras religiões possuem espírito imundo. Como alguém com tanto ódio pode querer ser prefeito do Rio de Janeiro?’.  Crivella se defendeu e citou os Black Blocks como verdadeiro exemplo de ódio. ‘Os Black Blocs, sob seu comando, têm as mãos sujas de sangue’.
Os dois concorrentes continuaram se atacando sobre assuntos como número de secretarias e IPTU. ‘Você não tem um projeto de governo e já está loteando a prefeitura’, acusou o candidato Freixo.
‘Você faz tudo pelo poder. Não tem limites’, disparou Crivella contra seu rival.
O candidato do PSOL acusou Crivella de receber apoio do crime organizado, que disparou como resposta: ‘Você é um covarde’.
Sobre segurança pública, Freixo disse que não se resolve o problema na área com ‘bravatas’ e responsabilizou Crivella por estar ‘sendo influenciado por Garotinho [Anthony]’.
O candidato do PRB insinuou que uma ONG ligada a Freixo ficou com 70% da verba indenizatória da família do ajudante de pedreiro Amarildo, que desapareceu em 2013 após ser detido por PMs na Favela da Rocinha.
O segundo bloco foi composto de perguntas de jornalistas aos candidatos. Abrindo a rodada, o jornalista da RedeTV!, Tony Vendramini, perguntou a Crivella se ele mudou, ao longo de sua trajetória, suas convicções. ‘Amadureci com a idade. É normal. (…) Já fui intolerante e já sofri intolerâncias também’, respondeu.
Gustavo Maia, do UOL, questionou como será a relação de Marcelo Freixo com o governo Temer. ‘Vou defender os interesses da população, cumprindo meu papel. Vou conversar com os governos estadual e federal’, colocou.
Já Maurício Lima, da coluna Radar, de Veja, questionou sobre o papel de Garotinho num eventual governo de Crivella. ‘Sempre a mesma lenga-lenga. É apenas uma aliança republicana. Garotinho não vai participar do meu governo’, respondeu.
No terceiro bloco, Crivella e Freixo responderam perguntas da população. O candidato do PSOL enfatizou a importância do porteiro nas escolas públicas. ‘É aquele que olha quem entra e sai dos colégios. Não temos mais esses funcionários’.
Já o político do PRB garantiu que irá estudar as planilhas do transporte público e discutir o que pode ser feito para melhorar a qualidade do serviço. Sobre o Uber, salientou que só vai se posicionar ‘depois das decisões da Justiça’.
No último bloco, internautas, via Facebook, fizeram perguntas aos candidatos. Uma delas abordou o papel das milícias nas eleições. ‘Me sinto à vontade para falar disso. Presidi as CPIs das Milícias e do Tráfico de Armas e Munição. Moradores da zona oeste são extorquidos diariamente pelo crime’, comentou.
Crivella recebeu uma questão sobre a valorização do servidor público. ‘As categorias estão desvalorizadas e desmoralizadas. Vou mudar isso’, argumentou ele, que também defendeu maior segurança e organização para o Carnaval do Rio de Janeiro com apoio da prefeitura.
No término da transmissão, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) fizeram suas considerações finais.  A RedeTV! ainda realizará debate com os candidatos do segundo turno à Prefeitura de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (21).
CRÉDITOS FOTOS: RICARDO ALMEIDA/DIVULGAÇÃO REDETV!
Quer saber tudo sobre televisão e famosos?
Acesse o canal no Youtube:
https://www.youtube.com/user/Alvoradadobrasil
Instagram:@andrehponttezgomez
E-mail:andrehgomez@gmail.com

Andreh Ponttez Gomez, é ator, blogueiro e jornalista por vocação. Participou de mais de 300 programas de TV, nas principais emissoras do país. É Youtuber, responsável pelo canal Alvorada do Brasil.

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é ator, jornalista por vocação, escreve sobre famosos e televisão desde 2011.Escreveu para diversos veículos de comunicação e hoje comanda o site Coluna da TV.Em 2017 estreou como colunista de TV e famosos dos programas A Tarde é Show e do Programa Lucimara Parisi, na Rede Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: