Série Segunda Chamada mostra o caos que se tornou a educação pública no Brasil

2
117
segunda chamada
Foto:Reprodução/Internet
rectransfer
Anúncio publicitário.

Há duas semanas a Rede Globo vem exbidindo a série Segunda Chamada, que mostra a rotina de uma escola pública de um bairro periférico de São Paulo.

Na série os alunos que frequentam o período noturno da escola fazem o curso do EJA (Educação de Jovens e Adultos), o antigo supletivo, e carregam para dentro da escola os mais diversos problemas, como o cansaço em ter trabalhado o dia todo, drogas, preconceito, discriminação e todos os problemas possíveis que se possa imaginar.

Os pofessores muito mal pagos, e a série mostra que a profissão não tem glamour nenhum e todos que estão na educação pública estão lá por amor, pois o salário não é digno da importância da profissão.

Assim como na vida real, em Segunda Chamada, os professores não dão aulas apenas, mas atuam como amigos, psícólogos e na maioria das vezes incentivam para que os alunos não desistam dos estudos e ajudam resolver seus problemas familiares, já que a escola pública atual não conta com um profissional especializado para auxiliar os alunos nos seus problemas pessoais, que são levados para a escola e esse papel acaba sendo feito pelos professores, já que não dá para ignorar, sendo que isso interfere na aprendizagem.

A série mostra ainda que não existe investimento nenhum na educação pública no Brasil nos dias de hoje, e o único instrumento que o professor possui para lecionar é o giz e lousa, enquanto vivemos em um mundo altamente cheio de tecnologias, essas tecnologias não chegaram na educação pública.

Enquanto o governo gasta milhões de reais com comerciais de TV mentirosos, mostrando o que não acontece nas escolas públicas, ou se acontece são nas escolas de bairros centrais de São Paulo, já que as escolas de bairros periféricos estão esquecidas pelas autoridades.

Outro fator mostrado em Segunda Chamada é a falta de segurança nas escola públicas, já que alunos entram armados, qualquer um tem acesso a entrar na escola, ou seja, a segurança é zero, e isso não é coisa da ficção, faz parte da realidade de milhares de escolas de todo o país.

Segunda Chamada é uma das melhores produções apresentadas pela Rede Globo nos últimos tempos, seja pela qualidade na produção e por mostrar uma realidade brasileira que deveria ser tratada como prioridade no país, mas que na prática é tratada como algo sem importância e o professor, uma das profissões mais importantes do mundo, está em segundo plano pelos governantes.

Enquanto a educação não for tratada como prioridade, não teremos um país melhor!

Siga o Coluna da TV nas redes sociais:

Facebook:https://www.facebook.com/ColunaDaTV/

Instagram:http://instagram.com/colunadatv

Leia também:

20 anos do Mais Você:Relembre os momentos em que Ana Maria Braga quebrou a internet com suas gafes

Relembre os artistas que foram demitidos pela Rede Globo em 2019

janaina de iemanja
Informe publicitário.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.