Aparecida Debate discute a qualidade das consultas médicas à distância, nesta quarta-feira (12)

2
aparecida debate
Foto:Divulgação/TV Aparecida

 

rectransfer
Anúncio publicitário.

Nesta quarta-feira (12/02), às 21h15, o Aparecida Debate traz para a roda de discussão o tema “Telemedicina”. O jornalista Marcelo Zanini e convidados irão discutir os prós e contras das consultas médicas à distância.  E a repórter Gabriela Leite foi às ruas para ouvir a opinião popular.

O jornalístico da TV Aparecida vai mostrar que a atuação médica à distância já é uma realidade no Brasil. Fisicamente o médico está longe, mas via celular ou pelo computador é possível fazer uma consulta, realizar exames e discutir resultados.

Essa modalidade médica, segundo apurou a produção, ocasiona a diminuição da fila de espera por determinados atendimentos, nos lugares onde o médico não chega.  Hoje, 71% dos dermatologistas, pneumatologistas e ginecologistas estão no Sul e no Sudeste do País.

Porém, há quem questione a telemedicina. Embora ela tenha sido aprovada em 2002  no Brasil e ser tendência mundial,  alguns Conselhos Regionais de Medicina por aqui são contra o atendimento remoto.

Entre as questões levantadas pela produção estão se o médico tem ou não que estar em contato presencial com o paciente e se a telemedicina pode trazer mais erros de diagnóstico.

Para analisar o assunto participam do jornalístico Aldemir Humberto Soares, médico radiologista que já foi secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), relator da resolução 2.227 de 2018 que estabelece regras para a prática da telemedicina no Brasil. Também participa  do programa Paulo Henrique Morales, que é doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo e coordenador de teleoftalmologia do Instituto da Visão.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.

Siga o Coluna da TV nas redes sociais:

Facebook:https://www.facebook.com/ColunaDaTV/

Instagram:http://instagram.com/colunadatv

Leia também:

Carlinhos Maia é entrevistado pela Rainha das Lives, Márcia Goldschmidt

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.