Aparecida Debate exibe a 2ª parte do tema “Consciência Negra”, nesta quarta-feira  

0

Dando continuidade ao assunto da semana anterior, a TV Aparecida exibe a 2ª e última parte do Aparecida Debate, cujo tema é “Consciência Negra”. Devido à relevância do assunto, os convidados voltarão ao debate com o mediador Ronaldo Souza nesta quarta-feira (25/11), às 22h30.

A produção irá lembrar a importância de Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Morto por bandeirantes em 1695, ele é considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro. É possível traçar um paralelo entre a luta de Zumbi e a do povo negro nos dias atuais? 

Um outro importante questionamento da discussão será o porquê de a situação da pessoa negra em nosso país precisar ser evidenciada, cada vez mais.  

Racismo reverso e racismo estrutural também estarão em pauta, bem como serão lembrados alguns exemplos de discriminação racial com famosos, como o da apresentadora Oprah, em visita pela Europa, e o do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que foi confundido com manobrista. 

Participa do programa Pedro Sérgio Pereira, professor de História formado pela Universidade de São Paulo, e mestre Psicologia da Educação pela PUC. Ele também leciona nas redes pública e particular, e já ensinou na Faculdade Zumbi dos Palmares. Também estará na discussão o juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Fábio Francisco Esteves, graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul . Ele também é especialista em Direito Público e mestre em Direito de Estado pela Universidade de Brasília. 

Aparecida Debate, quarta-feira, às 22h30

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.