DestaqueRedação

Mitos e Verdades do Universo Pet.

Por tanto amar os nossos Pets buscamos o máximo de informações sobre eles. Mas sempre temos dúvidas em alguma coisa. Se devemos ou não aceitar  aquela ideia. Na coluna de hoje, vamos desmistificar os Mitos e Verdades de alguns assuntos que acho relevantes.
01) Animais tem soluço? 
Verdade. O soluço é uma contração involuntária do músculo diafragma e pode ser estimulado em algumas situações. Muito comum em filhotes que são mais agitados, que comem muito rápido e tb que sentem frio. Embora menos comum, pode ocorrer em animais adultos mais agitados/ estressados ou com medo. Se o soluço for persistente, associado a vômitos ou falta de ar pode ser indicativo de algumas doenças e nesses casos deve procurar o veterinário.
02) Focinho quente/ frio /úmido indica doença? 
Mito. O suor serve para regular a temperatura do nosso corpo. Cães não transpiram, podem através da língua e movimentos respiratórios em que pode parecer “ofegante” resfriar o corpo quando esta muito calor. Ao passar pela narina o ar quente condensa, narinas úmidas pode ser sinal do corpo trabalhando para equilibrar temperatura. Em dias muito quentes, um local fresco e arejado pode deixar o animal mais confortável.
03) Cães não mastigam o alimento? 
Verdade. Cães e animais carnívoros em geral, mastigam muito pouco, sua arcada dentária (dentes pontiagudos) foi desenvolvida para rasgar e não para triturar os alimentos. O fato de não desenvolverem bem o processo de mastigação prejudica a absorção de água, por isso é muito importante oferecer água fresca e certificar que o animal está bebendo para ter uma boa digestão.
04) Chocolate é tóxico para cães?
 Verdade As substâncias teobromina e metilxantina presentes no cacau podem causar danos ao sistema nervoso e gastrointestinal dos animais, bem como crises alérgicas e alterações cardíacas. Dependendo da quantidade pode levar a óbito. Quanto mais escuro e “puro” for o chocolate, mais tóxico . Um cão de 2kg pode se intoxicar com aproximadamente 100g de chocolate ao leite ou 12g do chocolate amargo que não necessariamente precisa ser ingerido de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até 6 dias, pequenas doses em dias sucessivos também pode ser tóxica.
05) Alguns mitos sobre a castração de animais de estimação: 
– Cães e gatos não precisam cruzar ou ter filhotes para sentir-se satisfeitos ou serem mais saudáveis. Sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes, agem por instinto.
– Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama, cerca de 99% em cadelas e 60% em gatas se realizado antes do primeiro cio. – Em machos a castração reduz problemas de próstata e o câncer de testículo. – Animais castrados não engordam por causa da cirurgia.
É importante manter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e evitar o sedentarismo independente de ser castrado ou não.
Agora que já sabe um pouco mais sobre os Mitos e Verdades, tente seguir as regras com mais segurança.
E não se esqueça de sempre dar muito amor ao seu amiguinho!
Beijos e até a próxima.
Vanessa Paiva
Médica Veterinária
@univerterclinicaveterinaria
Telefones: (011) 3052-1307 ou (011) 3884-3087

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: