0

Os Mitos e Verdades que herdamos de nossos pais. 

Crescemos ouvindo nossos pais fazendo afirmações sobre comportamentos e alimentação que devemos ter ou não. Hoje quero esclarecer alguns que trazemos no nosso dia-a-dia, e por incrível que pareça, mesmo sabendo que não há comprovação continuamos afirmando. 

Entre os Mitos e Verdades estão:

01. Comer manga e beber leite junto, faz mal? 

MITO.

A ideia de não tomar leite com manga provavelmente começou na época do Brasil colonial. Esse mito tinha como objetivo evitar que o leite fosse consumido pelos  serviçais da fazenda, uma vez que era um produto mais escasso e de difícil armazenamento. Por outro lado a manga, fruto em abundância no país, poderia ser consumida livremente por todos. A verdade é que ambos, tanto a manga que faz muito bem pra saúde e é um fruto rico em antioxidantes, fibras e vitaminas, como o leite são benéficos. Nesse caso, posso afirmar que a ingestão dos dois juntos não causa problemas à saúde, podendo ser ingeridos sem medo.

02. Misturar bebida alcoólica e antibiótico pode cortar o efeito do medicamento? 

MITO

Tanto o álcool quanto os antibióticos, são metabolizados no fígado com os mesmos grupos de enzimas. Se você ingerir álcool ao mesmo tempo com antibióticos ou até mesmo outros tipos de medicamentos que não antibióticos, o corpo não consegue metabolizar os dois ao mesmo tempo.

O fígado vai optar por quem metabolizar primeiro, se você porventura tomar o antibiótico junto ao álcool e o corpo metabolizar primeiro o seu antibiótico, seu efeito vai ficar mais curto e os efeitos do álcool se destacam mais ou ao contrário, comprometendo a ação do antibiótico. Mas isso não significa que vai cortar o seu efeito. Se você estiver doente, obviamente é melhor evitar consumir álcool e se resguardar na sua recuperação, porque, o álcool interfere na atividade metabólica e secundariamente na sua atividade imunológica, deixando a pessoa mais fraca suscetível a outras infecções.

03. Andar descalço no piso frio pega gripe? 

MITO.

Para nós ficarmos gripados, obrigatoriamente temos que ter o contato com algum tipo de vírus. Sendo os principais: Rinovírus, Adenovírus  e coronavírus Esses micro-organismos são capazes de invadir o nosso corpo somente pelas mucosas, seja no nariz, pelos olhos ou quando entramos em contato direto com ele, através da sua mão contaminada na sua boca ou obviamente de pessoa pra pessoa quando alguém espirrar no ar próximo a você e inala as secreções suspensas contendo o vírus. Por isso, nos dias de hoje, temos a recomendação de nos proteger do coronavírus, evitando o contato social, fazendo higienização pessoal e tomar todo o cuidado ao tocar superfície, maçanetas, corrimões, carrinhos de supermercado e todas as proteções cabíveis a nossa proteção à saúde. Então, não é porque você pisa em chão frio que irá adquirir um resfriado, e sim, o tempo prolongado que fica em contato com o chão frio. É o somatório de tudo isso que vai  provocar a infecção viral.

Ficou com dúvida? 

Me segue lá no Instagram @drzanatta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.