Pasticciotto – Um tesouro da Puglia.

Pasticciotto – Um tesouro da Puglia
Ciao ragazzi.
A Itália sempre esteve muito presente em minha vida, principalmente porque meus avós paternos vieram de lá. Como diversos imigrantes italianos, eles vieram através de navio, e a maioria deles vindos do sul da Itália.
O Sul da Itália apesar de ser um pouco mais “pobre” que o norte, é rico demais em tradição, marcada pela excelente gastronomia e também por lugares lindos. Hoje quero contar sobre um doce típico da Puglia (região onde fica o “calcanhar da bota”).
Você já ouviu falar sobre o Pasticciotto? Este maravilhoso doce é originado da cidade de Lecce, e é uma massa de torta recheada com creme de confeiteiro na sua versão original, podendo conter outros sabores de recheio. Seu formato é um barquinho e seu nome a principio pode parecer um pouco complicado, mas depois de morder pela primeira vez você jamais vai esquecer.
Quem criou este foi o proprietário de uma confeitaria que estava prestes a falir e com uma massa que tinha sobrado criou este “pasticcio” que em italiano significa desordem ou bagunça. Este doce hoje é um dos símbolos da Puglia.
Então vai aí uma receitinha de Pasticciotto pra vocês fazerem em casa.
Ingredientes para a massa:
1. 500g de farinha
2. 250g de manteiga
3. 200g de açúcar
4. 2 ovos
5. Baunilha
6. Bicarbonato de Amônia
Para o creme de confeiteiro:
1. 1 litro de leite
2. 300g de açúcar
3. 165g de farinha
4. 6 gemas de ovo
5. Baunilha
crédito da imagem: Paolo Ribeiro