Famosos

Especialista em circuncisão, cantor e educador Micha Gamermam acompanha formação dos judeus desde o seu nascimento

Formado em Israel aos 19 anos, o rabino realiza o procedimento em bebês de todo o Brasil e afirma se sentir muito honrado e feliz em dividir esse momento de alegria com as famílias judaicas

Conhecedor profundo da cultura judaica, o rabino, educador e cantor Micha Gamerman é especialista em circuncisão. Após estudar em grandes centros judaicos americanos e se tornar rabino, ele também se capacitou para a realização do procedimento aos 19 anos. Com possibilidade de iniciar os bebês na aliança judaica, educar esses mesmos meninos durante a infância, prepara-los para o Bar Mitzvá, que é a cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro na comunidade, e muitas vezes cantar no casamento dos mesmos, Micha afirma ser uma pessoa privilegiada, já que pode participar desse “pacote de alegria” dentro de sua cultura.

O amor e o interesse pela circuncisão surgiram dentro da própria família, com o seu avô, Rabino Yossef Ziskind. O cantor foi o único neto que decidiu se dedicar a esse trabalho. “Venho de uma família que já tem essa tradição. Meu avô se formou com 17 anos. Ele foi aluno do meu bisavô, que fazia o procedimento na Europa. Quando morei em Israel, eu visitava minha avó e aproveitava para olhar os armários do meu avô e foi assim que encontrei as faquinhas que pertenciam a ele. São faquinhas que sobreviveram a guerra, que tem muito valor agregado”, detalhou Micha, se referindo aos instrumentos utilizados no procedimento.

O rabino explica que a circuncisão é um pacto entre o homem e o Criador, feito na pele do prepúcio, no oitavo dia de vida do bebê. “É nesse dia que o bebê ganha o seu nome. Para fazer esse procedimento não precisa ser médico, mas precisa estudar para isso, ser um profissional preparado”, acrescentou.

Ele afirma que, inicialmente, acreditava não ser capaz de se tornar um especialista, já que era sensível em relação a sangue, mas ainda assim buscou mais conhecimento sobre o procedimento e decidiu se capacitar profissionalmente para fazer as circuncisões.

“Encaro esse procedimento não como uma cirurgia, como um ato de machucar o bebê, mas sim uma alegria de trazer ele para o pátrio judaico, para a aliança judaica. Eu me sinto honrado de ter a oportunidade de colocar esses meninos nesse pacto eterno que é cavado em nossas peles, e depois fazer parte da educação deles por meio do meu trabalho como cantor e educador e, posteriormente, do Bar Mitzvá deles e, por fim, pode cantar no casamento deles. Acaba sendo um pacote de alegria”, avaliou.

Carreira

Em dez anos de carreira, Micha Gamerman já lançou três álbuns autorais para o público adulto e dois para o público infantil, onde apresenta, entre outras coisas, os elementos das festividades judaicas.

Ele também lançou o programa “A Parashá animada com o Moré Micha animado”, onde apresenta vídeo aulas animadas no YouTube com porções semanais da Bíblia.

“O Shabat animado são vídeos que conquistaram o mundo todo e sou consagrado por isso. Sou o primeiro cantor judaico a fazer desenhos animados dessa qualidade para as crianças do mundo todo”, acrescentou Micha, que também é um dos cantores mais procurados do Brasil para eventos e festas de casamento da comunidade judaica.

Imprensa concedida por: Roberta Nuñez – RN Assessoria Imprensa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: