Entrevistas

 Vitivinicultura no Brasil é tema do Arquivo A desta quinta-feira

O “Arquivo A” desta quinta-feira (10/2), às 22h, visita uma das terras da uva no Brasil: a cidade de Jundiaí (SP). A reportagem da TV Aparecida vai mostrar como foi a transição das plantações de café para o plantio de parreiras na região, e como o surgimento da uva de variedade niágara rosada fez Jundiaí se destacar na vitivinicultura brasileira – cultivo das vinhas e fabricação de vinho.

O programa também conheceu a história da imigração italiana no interior de São Paulo, o legado da cultura italiana na produção de vinhos e sucos de uva, e a culinária feita com produtos à base da fruta. Para mostrar todo esse processo, a repórter Camila Morais entrevistou produtores de uva, uma enóloga, donos de restaurantes e adegas, e gestores de cultura e turismo de Jundiaí, cidade que tem seu turismo voltado à uva e ao vinho.

Segundo levantamento da produção, atualmente a cidade de Jundiaí tem mais de 130 produtores da uva niágara rosada, que é responsável por abastecer 30% de todo o mercado dessa variedade no Estado de São Paulo, e possui 1 milhão e 500 mil pés da uva niágara e 110 mil pés das outras variedades. A reportagem também mostrará a adega onde são produzidos os vinhos que foram servidos aos papas Bento XVI e Francisco quando estiveram no Brasil.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: