Entrevistas

História dos 100 anos do rádio no Brasil é tema do Arquivo A

Nesta quinta-feira (21/7), às 22h, o Arquivo A da TV Aparecida vai destacar os 100 anos de um dos mais importantes meios de comunicação do Brasil: o rádio. O programa vai mostrar a importante contribuição e o amor dos ouvintes por esse centenário veículo no país.

A reportagem vai trazer entrevistas com personalidades ligadas ao rádio e destacar fatos como a primeira transmissão radiofônica no país, ocorrida no centenário da independência em 1922, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ainda na reportagem, será mostrada a inauguração da primeira estação de rádio do Brasil, por Edgar Roquette Pinto, em 1923. Essa emissora está no ar até hoje, agora como EBC (Empresa Brasil de Comunicação), do Governo Federal.

Também estão em pauta a criação da Voz do Brasil por Getúlio Vargas, em 1940, a era de ouro do rádio, com grandes artistas da música e as radionovelas, as transmissões esportivas memoráveis, com a história de um locutor com 12 copas do mundo na carreira.

A ligação do rádio com a evangelização também é destaque, mostrando os 71 anos da Rádio Aparecida e a comunicação feita pelo Padre Vítor Coelho de Almeida, um grande pregador e locutor, que evangelizava pelas ondas do rádio. Padre Vitor está em processo de beatificação e canonização pela fama de santidade e obras realizadas com amor pelo Evangelho, amor esse que distribuiu aos devotos de Nossa Senhora especialmente pelo rádio. O religioso faleceu em 1987, mas um dos seus programas mais famosos segue no ar até hoje, o “Consagração a Nossa Senhora Aparecida”.

Entre os entrevistados estão: Padre Inácio Medeiros – missionário redentorista e diretor da Rádio Aparecida, Irmão José Mauro Maciel – missionário redentorista e historiador, o locutor Evandro Brum e Gerson (Canhota de Ouro), que é ex-jogador e comentarista esportivo, bem como José Carlos Araújo, narrador esportivo.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: