Redação

Arquivo A percorre os roteiros religiosos do Ipiranga, na capital paulista

O “Arquivo A” desta quinta-feira (15/9), às 21h55, traz uma reportagem sobre os roteiros religiosos do Ipiranga, bairro histórico da zona sul de São Paulo.

No programa da TV Aparecida, a repórter Caroline Corrêa vai percorrer a chamada “12 Maravilhas do Ipiranga”, um itinerário turístico que envolve 12 edifícios históricos e tombados. Eles foram construídos entre os séculos 19 e 20, em terrenos doados pelo Conde José Vicente de Azevedo, que foi advogado, político, professor e precursor da ação social católica no Brasil. Ele criou muitos prédios que serviram para beneficiar os mais necessitados e até hoje são usados para isso.

Entre as construções tombadas que serão visitadas pela reportagem estão: FUNSAI (Fundação Nossa Senhora Maria Auxiliadora), que desenvolve atividades de assistência social, ensino e educação para crianças, adolescentes e idosos; o Noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas, que surgiu em 1909; o Educandário Sagrada Família, construído no terreno doado pelo Conde José Vicente para as Irmãzinhas da Congregação da Imaculada Conceição e onde Santa Paulina deu início ao trabalho com ex-escravos.

O “Arquivo A” também vai mostrar outros locais famosos do bairro do Ipiranga, como o Mercado Municipal, a Capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, que existe desde 1942, e o famoso cruzamento entre a Ipiranga e Avenida São João.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h55

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: