Sabor de Vida festeja o Dia das Abelhas e as delícias do mel na culinária

O Sabor de Vida deste domingo (2/10), às 13h, terá como tema o Dia Nacional das Abelhas, que é celebrado nacionalmente em 3 de outubro. A data serve para lembrar a importância dessa espécie tão importante econômica e ecologicamente. No programa da TV Aparecida, Padre Chef e Bianca Láua visitaram o Parque das Abelhas, na cidade de Embu das Artes (SP), para mostrar um pouco da importância desse inseto. A culinária da semana, é claro, terá o toque da doçura do mel. Padre Chef vai ensinar a fazer um Pernil de Vitela com Mel e Limão. E de sobremesa ele vai preparar uma Mousse de Mel.

Na visita dos apresentadores do “Sabor de Vida” no complexo do apiário do Parque das Abelhas serão mostradas as atividades ecológicas, culturais e de lazer a importância para toda a vida animal e vegetal. O local, além de ter um parque temático, também tem produtos produzidos no local. Idely Donnini, empresária, e Wilson Donnini, apicultor, são os responsáveis pelo local. Wilson é estudioso das abelhas há 42 anos.

Para ilustrar a matéria sobre as abelhas, a produção fez um levantamento e descobriu que mais de 20 mil espécies já foram descritas no mundo todo; só no Brasil já foram identificadas mais de mil espécies. As abelhas são responsáveis pela polinização, por exemplo, de vegetais que fornecem 90% dos alimentos do mundo.

Porém, tristes constatações serão mostradas, pois apesar de toda essa riqueza oferecida pelas abelhas, estudos mostram que elas estão desaparecendo. Produtores de abelhas do mundo todo relatam perdas entre 30 e 50% em suas populações de abelhas em colmeias. E a perda desse ser impacta diretamente a produção de alimentos, frutas e vegetais que dependem delas, além obviamente do mel e das flores.

“Sabor de Vida”, domingo, às 13h

Sair da versão mobile