Entrevistas

Reportagem da TV Aparecida destaca a cultura árabe

O “Arquivo A” desta quinta-feira (17/11), às 22h, vai falar sobre cultura árabe. Aspectos como contexto geopolítico, religião e a imigração do povo árabe ao Brasil estão em pauta.

O programa da TV Aparecida traz o tema a poucos dias da abertura do primeiro mundial de futebol a ser realizado em solo dessa comunidade, com sede no Qatar e início no próximo dia 20 de novembro.

A reportagem vai mostrar que a influência da cultura árabe no Brasil pode ser notada através da língua, ciência, música, arquitetura e culinária. Para tanto, o repórter Guilherme Machado visitou lugares característicos da cultura árabe no país para trazer entrevistas com pessoas que fazem parte dessa história.

Uma das visitas do repórter foi na Mesquita Brasil, localizada na cidade de São Paulo, para entender um pouco da religião islâmica, conhecer detalhes do local, como funciona as celebrações e os dias sagrados. O guia Mohamed Sabouni acompanhou o repórter nessa visita. Sheik Mohamad Bukai, Imã da Mesquita Brasil, também será entrevistado.

A matéria da TV Aparecida também vai falar sobre outras vertentes religiosas entre os árabes, incluindo a Igreja Católica Maronita, presente sobretudo no Líbano e na Síria. Um dos entrevistados será Dom Edgard Madi, bispo maronita no Brasil.

Um levantamento feito pela produção mostra que 12 milhões de pessoas árabes vivem no Brasil. As nacionalidades mais comuns são libaneses, sírios e marroquinos. Guilherme Machado também entrevistou imigrantes árabes que atuam em diversas áreas, e trará entrevistas com refugiados sírios que vieram ao Brasil fugindo da guerra.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: