Nova seleção de filmes na TV Aparecida destaca história de religiosa
A TV Aparecida traz no mês de agosto uma nova programação de filmes, com destaque para o inédito Tudo foi por Amor. O documentário apresenta a história da irmã hondurenha María Rosa Leggol, que ajudou mais de 87 mil crianças a escapar da pobreza e da violência. O filme vai ser exibido no dia 23/8, sexta-feira, às 21h15.
Ainda na lista de filmes, que serão exibidos nas sessões Tela de Sexta e Cine Família, a emissora separou títulos que trazem a história de vida de santos, de fé e devoção. A primeira exibição do mês será São Caetano, no domingo (4/8), às 16h, traz a história de devoção do santo patrono do pão e do trabalho, e muito venerado na Argentina.
Veja a seguir a programação completa:
Domingo (4/8), às 16h
São Caetano
O documentário explora como Caetano de Thiene absorveu, com obras de caridade, a ortodoxia religiosa e o misticismo para se tornar uma figura icônica para a classe trabalhadora de Buenos Aires, Argentina, ao longo das décadas do peronismo e da ditadura. O filme examina primeiro a vida de Caetano e seu significado sociopolítico no contexto de sua época. Depois, com o uso de material de arquivo, a imigração em massa de mão de obra italiana para a Argentina. Disto, emerge um relato revelador da posição ambígua de “San Cayetano” como figura de proa para as massas oprimidas. O filme termina com imagens incríveis das celebrações simultâneas de São Caetano, em Nápoles e em Buenos Aires, incluindo a peregrinação de mais de um milhão de argentinos à Igreja de São Caetano.
Origem: Argentina e Itália/2006
Direção: Lino Pujia
Classificação: A10
Sexta-feira (9/8), às 21h15
Luz de Soledad
Olga é filha única e deve cuidar do pai, Don Arturo, um homem irascível e temperamental que sofre de uma doença. Sobrecarregada por seu trabalho no escritório de advocacia, ela precisa de alguém para cuidar dele à noite e se volta para a última pessoa que seu pai gostaria de ver: Irmã Inez, freira Serva de Maria. O filme narra o início das Servas de Maria, uma instituição religiosa originada em Madri, em 1851, por inspiração do padre Miguel Martínez e que Madre Soledad Torres Acosta orientou seu desenvolvimento e expansão até sua morte em 1887.
Origem: Espanha/2016
Direção: Pablo Moreno
Elenco: Inés Acebes, Fede Alonso, Elena Furiase, Elvira Arce
Classificação: 12 anos
Domingo (11/8), às 16h
Cem Corações
Madre Clélia foi uma mulher extraordinária que entregou sua vida ao Coração de Cristo, fundando a Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, seu trabalho incansável e sua fé inabalável fizeram dela uma verdadeira fonte de inspiração para milhares de pessoas. O filme “Cem Corações” capta os momentos mais sugestivos da vida da Beata, capaz de dar respostas às questões do mundo de hoje. Através de cenas comoventes e interpretações sugestivas, somos levados a refletir sobre os valores fundamentais que ela personificava: a caridade, o perdão e a humildade.
Origem: Itália/2023
Direção: Paolo Damosso
Elenco: Silvia Budri, Beatrice Fazi, Alessandra Costanzo, Massimo Bonetti, Claudio Botosso
Classificação: AL
Sexta-feira (16/8), às 21h15
Chiara Lubich
O filme conta a história da aventura espiritual e humana de uma jovem professora de Trento que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi chamada a construir um mundo melhor e mais unido, tornando-se testemunha convicta e defensora da fraternidade universal como condição do diálogo e da paz entre os homens. Uma figura carismática que escolheu o amor como bússola da vida. Com a sua mensagem de acolhimento ao próximo, sem distinção de raça, cultura e crença religiosa, contribuiu para valorizar o papel da mulher na Igreja e na sociedade, traçando um caminho inspirado na solidariedade.
Origem: Itália/2021
Direção: Giacome Campiotti
Elenco: Cristiana Capotondi, Aurora Ruffino, Miriam Cappa
Classificação: A12
Domingo (18/8), às 16h
Esther, a Rainha da Pérsia
Depois da conquista da Babilônia, a Pérsia torna-se um imenso Império. Para demonstrar sua glória e riqueza, o Rei Ahasuerus oferece um banquete ao seu povo. Orgulhosa, sua esposa Vasthi se recusa a comparecer à festa. Irado, o Rei a substitui por uma jovem chamada Esther. Sem saber de sua herança judaica, Ahasuerus se apaixona por ela e a torna rainha. Mas a nova lei instaurada dentro do reinado persa, que legaliza a perseguição e execução do povo judeu, faz com que Esther revele sua verdadeira origem. Sua atitude salva a vida de seu povo e os conduz para o retorno à Jerusalém.
Origem: Alemanha, Estados Unidos, Itália/2020
Direção: Raffaele Mertes
Elenco: Louise Lombard, F. Murray Abraham
Classificação: Livre
Sexta-feira (23/8), às 21h15
Tudo Foi Por Amor – inédito
Durante os seus 70 anos como freira, Irmã María Rosa Leggol ajudou mais de 87.000 crianças hondurenhas a escapar da pobreza e da violência através de um ecossistema de projetos sociais, educacionais e empresariais, inspirando uma rede internacional de apoiadores a expandir o seu trabalho. No meio de guerras civis, colapsos econômicos e desastres naturais, ele continuou o seu trabalho de ajudar jovens, como María e Rosa, a quebrar ciclos familiares de pobreza e violência para criarem as suas próprias vidas. “Tudo Foi Por Amor” entrelaça poeticamente as emocionantes histórias atuais dessas duas adolescentes com a vida épica e as ações nobres da Irmã María Rosa.
Origem: Honduras/EUA/2023
Direção: Laura Bermúdez | Nicole Bernardi-Reis
Classificação: A10
Domingo (25/8), às 16h
O Milagre de Fátima
O mistério das Aparições de Fátima vista de uma forma inovadora pelo olhar de uma das crianças, Jacinta, a mais carismática das três. O fenômeno das aparições em 1917 é mostrado através do impacto que esse mesmo mistério teve nos três pastorinhos e, em particular, em Jacinta. Um filme que traz o ponto de vista humano de uma criança que afirma ter sido tocada pelo lado mais transcendental e a forma como a sua personalidade vai se modificando e tocando os que estão à sua volta.
Origem: Portugal/1952
Direção: Jorge Paixão da Costa
Elenco: Matilde Serrão e Paulo Lobo Antunes
Classificação: 10 anos
Sexta-feira (30/8), às 21h15
Terra Santa: O Último Peregrino
O documentário/drama conta a história de uma família em crise. Carmen vê seu casamento estagnado: seu marido não conta com ela e seus filhos não a entendem, principalmente Pedro. Ao propor uma viagem à Terra Santa, a tempestade é desencadeada e surgem sentimentos contraditórios, mas ela conseguirá convencê-los. Nessa viagem, conheceremos pessoas reais com vidas e testemunhos impressionantes, e entraremos em lugares que, mais do que ruínas, são pilares de uma fé que transforma corações.
Origem: Espanha/2021
Direção: Andrés Garrigó, Pablo Moreno
Elenco: Carlos Cañas, Wendy Gara, Rafa Jiménez, Álex Larumbe, Susi Lillo
Classificação: 10 anos