Arquivo A destaca a realidade das periferias brasileiras

O Arquivo A desta quinta-feira (28), às 21h, exibe uma reportagem sobre o Brasil das periferias. O jornalista Eduardo Gois foi buscar quais os principais problemas, desafios e oportunidades nas favelas brasileiras.

A produção da TV Aparecida trouxe dados do Censo de 2022, divulgados pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em novembro de 2024, mostrando que o Brasil possui 12,4 mil favelas espalhadas por 656 municípios das cinco regiões. As favelas deixam expostas a desigualdade social, a violência e a falta daquilo que é mais essencial para sobreviver; mas também pode ter asfalto, a casa arrumada, ruas coloridas e ser lugar de esperança e vidas transformadas.

Em Ferraz de Vasconcelos, na grande São Paulo, a equipe de jornalismo foi conhecer um projeto que transformou a vida de várias pessoas. A favela, que era conhecida como Boca do Sapo, agora se chama Favela dos Sonhos. E a responsável por essa transformação foi a ONG Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas.

Já na comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, a reportagem mostrará um projeto do Hospital Israelita Albert Einstein, que ajuda gratuitamente a população local com atendimento de saúde. E também vai conhecer outros dois projetos, um profissionalizante que ensina técnicas de cozinha e ajuda as pessoas a empreender, e também o Instituto Cades, que ensina a prática do tênis para cerca de 5 mil crianças.

No distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, Eduardo Gois foi conhecer a Uneafro, um movimento que de forma voluntária prepara alunos da periferia para fazer o ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Já no Rio de Janeiro, a reportagem vai mostrar um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Ação Comunitária, que tem se movimentado para dar condições melhores de moradia para a população mais carente na comunidade de Realengo.

O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *