Combate à Aids é abordado no Aparecida Debate da TV Aparecida
O Aparecida Debate desta terça-feira (3), às 22h, abre espaço para falar sobre a Aids, doença causada pelo vírus HIV, que foi uma epidemia gravíssima no mundo nos anos 1980 e hoje já tem um tratamento avançado que traz qualidade de vida para as pessoas. No programa da TV Aparecida, Letícia Hamacher e Renato Dias mediam uma conversa com especialistas para discutir o avanço do tratamento, a importância da prevenção e do diagnóstico.
A produção ainda destaca, que mesmo com os avanços da ciência, ainda persiste o preconceito e a discriminação com as pessoas infectadas pelo vírus. Por isso, há 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde instituíram 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Aqui no Brasil, acontece ao longo deste mês o Dezembro Vermelho, que busca sensibilizar a população quanto a importância do acesso à informação, prevenção e tratamento.
Para começar, os apresentadores conversam, via internet, com o Veriano Terto, psicólogo e vice-presidente da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids). Ele vai falar sobre o trabalho do Brasil na conscientização e como deve ser essa conversa nas diversas camadas da sociedade, entre outros assuntos.
Depois, presencialmente nos estúdios da TV Aparecida, o programa recebe a Irmã Regina Ferreira de Melo, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen, responsável pela Casa Sol Nascente em Guaratinguetá. Há 30 anos, a Casa Sol Nascente acolhe doentes com Aids na fase sintomática crônica.
No último bloco do programa será mostrado a atuação da Igreja no Brasil neste tópico, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pela Pastoral da Aids. E para explicar como funciona esse trabalho, o convidado será Frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da Aids no Rio Grande do Sul.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h