Cultura e educação indígena é tema do Aparecida Debate

O Aparecida Debate desta terça-feira (29), às 22h, vai abordar a cultura e educação indígena. O programa da TV Aparecida, apresentado por Rafaela Lourenço, vai conversar com convidados sobre as influências, desafios e conquistas em território brasileiro do povo indígena.

Segundo levantamento feito pela produção, o Brasil tem cerca de 1,7 milhão de indígenas, mais da metade vive na Amazônia Legal. Mas a luta por reconhecimento, os direitos e a valorização dos povos originários são diários e no país todo.

E para falar do tema, o programa recebe o escritor Daniel Munduruku. Ele é ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, é Diretor-Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. Também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena e foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 20 anos o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ.

Outro convidado será o coordenador de políticas indígenas, Cristiano Kiririndju. Ele é figura proeminente no cenário político e ativista em defesa dos direitos dos povos indígenas e da preservação ambiental.

E por fim, o programa recebe o influenciador digital e ativista indígena, Cristian Wariu, nascido no território Parabubure, na região do Vale do Araguaia (MG). O jovem usa a internet para desmistificar ideias preconceituosas e estereotipadas sobre os povos indígenas. Hoje, seu canal no YouTube, o Wariu, conta com mais de 52 mil inscritos e suas publicações têm ganhado cada vez mais destaque nas redes sociais. Ele usa a internet como ferramenta para desmistificar ideias preconceituosas e estereotipadas sobre os povos indígenas.

O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *