Saúde e Fé esclarece sobre os perigos da automedicação
O Saúde e Fé deste sábado (24/8), às 16h, vai abordar um assunto que afeta cerca de 67% dos brasileiros: a automedicação. Frei Rinaldo Stecanela vai conversar com um especialista da área médica sobre o assunto, que envolve perigo, mas é uma prática muito comum.
A produção da TV Aparecida mostrará que a automedicação se caracteriza pela prática de ingerir algum medicamento sem antes passar pela consulta com um médico. Consiste em se medicar por conta própria sem o aconselhamento ou o acompanhamento profissional, nem a certeza de um diagnóstico.
E o convidado da semana será o clínico geral, Dr. Ricardo Contesini. Ele é formado em medicina na Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) e desde o início da formação se dedica ao cuidado humano dos pacientes, um dos pilares das universidades católicas. O especialista vai falar sobre o porquê da automedicação ser tão comum.
Segundo dados levantados pela produção, de uma pesquisa do Datafolha, 77% dos brasileiros se automedicam, sendo que 47% fazem isso pelo menos uma vez por mês e 25% têm o costume de se automedicar todos os dias ou pelo menos uma vez na semana.
E uma outra pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) revelou um cenário alarmante: no Brasil, 86% dos entrevistados admitiram tomar medicamentos sem orientação de um prescritor.
O Saúde e Fé vai ao ar nos sábados, às 16h.