Reportagem da TV Aparecida mostra o papel da Igreja na assistência à saúde
O “Arquivo A” desta quinta-feira (16/2), às 22h, vai abordar o tema saúde e a atuação da Igreja junto à promoção da vida e o conforto aos enfermos e seus familiares. A reportagem da TV Aparecida é da jornalista Rafaela Lourenço.
A produção vai destacar que há 31 anos foi instituído o Dia Mundial do Enfermo, celebrado no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, que é a Padroeira dos Enfermos. Esta foi uma iniciativa do Papa João Paulo II, como um apelo por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes. Além de buscar sensibilizar os profissionais de saúde, as instituições religiosas e toda a sociedade civil.
Dentro deste contexto, o programa vai falar sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), o qual é referência para outros países, e que, apesar do serviço ser gratuito e até ter avançado com os anos, ainda há deficiência nos atendimentos.
E ainda, será apresentado diferentes trabalhos voltados a pessoas enfermas ou mesmo em situação desfavorável. Alguns deles são ligados a instituições religiosas, como a rede de hospitais privados São Camilo, que subsidia cerca de 40 unidad