Reportagem da TV Aparecida e a importância do trabalho social

O Arquivo A desta quinta-feira (19/1), às 22h, vai falar sobre o conceito do bom samaritano, através de histórias de pessoas que ajudam ao próximo, sem julgar ou questionar, assim como diz Jesus na parábola do Novo Testamento. A reportagem da TV Aparecida, comandada por Rafaela Lourenço, visitará lugares voltados à ajuda social e entrevistará cidadãos solitários que exercem a missão da caridade diariamente.

Um dos locais visitados foi a ONG Bom Samaritano, em Itu (SP). Por lá, encontra-se um grupo de aproximadamente 100 voluntários que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade na doação de cestas básicas e roupas, além de acompanhar pessoas internadas em hospitais. O fundador, Antônio André, e voluntários vão contar suas histórias e como surgiu a ONG.

Outro lugar mostrado é o Lar Nossa Senhora Aparecida. Coordenado pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição há um século, realiza um trabalho de cuidado com mulheres idosas, dedicando amor, atenção e oferecendo atendimento médico e religioso de forma humanizada. Irmã Terezinha da Silva, coordenadora do local, cuidadoras e voluntárias vão falar sobre o trabalho com as idosas.

O Instituto Vozes da Periferia, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo, é mais uma obra visitada. O lugar trabalha para democratizar oportunidades nas favelas da Vila Prudente e Jardim Sinhá, pela comunicação, o apoio ao esporte e a cultura, e também na qualificação profissional para a geração de renda.

A reportagem ainda visitará um centro que ajuda migrantes que chegam ao Brasil em busca de oportunidade e recomeços, um coletivo que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, e também a Fazenda da Esperança em Guaratinguetá, que ajuda na recuperação de dependentes químicos.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *