Reportagem da TV Aparecida desvenda o mundo das mentes brilhantes

O Arquivo A desta quinta-feira (25/5), às 21h30, traz uma reportagem sobre as mentes brilhantes. O programa da TV Aparecida destacará pessoas superdotadas ou com alta habilidade, com diferentes perfis e aptidões, e que podem estar em todos os lugares.

A repórter Rafaela Lourenço vai entrevistar especialistas para explicar como funciona a superdotação, se a inteligência é multidimensional e maleável, e se as capacidades intelectuais são determinadas geneticamente ou por outros fatores ambientais. Dados levantados pela produção dão conta de que, segundo a OMS, entre 5% e 8% da população mundial é superdotada, sendo o Brasil o 30º no ranking mundial e o líder da América do Sul em número de superdotados.

Uma das histórias da reportagem é de Caio Temponi, um menino de 14 anos que já passou em quinze vestibulares de universidades públicas, a maioria em primeiro lugar. Hoje, o menino é o calouro mais jovem de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A superdotação na área da música também é pauta, com a história de Danilo Romero, de 13 anos, que foi diagnosticado com altas habilidades artísticas e desenvolveu isso com o violino.

A importância da identificação e acompanhamento nas escolas também será mostrada na reportagem através do processo de dois irmãos, que estão passando pelos testes de identificação e acompanhamento no Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação.

A reportagem também vai visitar o Instituto Mensa Brasil, que tem mais de 20 anos de experiência em desenvolver habilidades cognitivas excepcionais de pessoas com alto QI. E vai mostrar a curiosa história de uma família com 12 pessoas superdotadas em diversos aspectos.

Arquivo A, quinta-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *