Aparecida Debate aborda a população de rua no Brasil

Nesta terça-feira (30/5), às 21h30, o Aparecida Debate fala sobre a dura realidade no Brasil de pessoas em situação de rua.
O jornalista Guilherme Machado vai entrevistar especialistas para discutir esse tema tão complexo.

Segundo levantamento da produção da TV Aparecida, um estudo do IPEA registrou que o número de brasileiros nesta situação cresceu 38% entre 2019 e 2022, somando hoje 280 mil pessoas sem teto.

Outra constatação se refere à pandemia como fator de grande impacto neste cenário, uma vez que a crise financeira, social e emocional provocada por ela afetou milhões de pessoas de alguma forma. Porém, antes mesmo da Covid-19 esse cenário já era alarmante e chamava nossa atenção para outro vírus que parece ter contaminado muitas pessoas, o da indiferença. Moradores de rua são esquecidos pelo poder público e invisíveis à sociedade, e passaram a ser alvo de agressões e ataques pelas ruas das grandes cidades.

E para debater sobre esse cenário, a produção terá a participação do Irmão Lucas do Nascimento, da Fraternidade Casa de Assis, em São José dos Campos (SP). O religioso foi responsável por uma unidade que presta socorro aos moradores de rua em geral, atendendo cerca de 400 pessoas por dia durante 3 anos. E atualmente ele é responsável por uma unidade que acolhe irmãos acamados, idosos e pessoas com deficiências.

E em vídeo, participa do debate o Irmão Jorge Tarachuque, Missionário Redentorista. Ele trabalhou na missão do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e desenvolveu estudos na área de bioética, com pesquisa de campo sobre a vulnerabilidade da população em situação de rua na cidade de Curitiba (PR). É doutor em Teologia pela PUC-PR, onde também fez mestrado, e é autor do livro “Bioética e Vulnerabilidade Social”.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *