Saúde e Fé fala sobre o aumento de arboviroses no verão

No programa Saúde e Fé deste sábado (20/1), às 15h, Frei Rinaldo Stecanela recebe uma infectologista para falar sobre arboviroses. Trata-se de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela e que sofrem um aumento na incidência durante os meses de verão e são transmitidas por insetos e aracnídeos, como aranha e carrapatos.

Para esclarecer dúvidas e falar sobre prevenção, a produção convidou a Dra. Maria Ângela Vilela Santos, médica formada pela Universidade de Taubaté com residência médica no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Ela também é médica da Secretaria Estadual da Saúde desde 1987 e responsável pelo programa de controle de arboviroses na cidade de Taubaté.

O programa ainda vai trazer dados sobre o aumento da incidência de casos dessas doenças no Brasil nos últimos anos, causando epidemias e deixando os órgãos públicos sempre atentos em como controlar e notificar casos positivos para ter um maior controle.

Além disso, estão em pauta os sintomas das doenças e como o diagnóstico é feito. Elas podem ser assintomáticas ou evoluir até quadros mais graves, causando hemorragia e choque. Também estão em destaque as vacinas, produtos caseiros para afastar os mosquitos e os cuidados necessários.

Saúde e Fé, sábado, às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *