Aparecida Debate traz como tema importantes documentos da Igreja
O Aparecida Debate desta terça-feira (23), às 21h30, vai falar de três documentos que são base para a atualização das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. A jornalista Camila Morais entrevistou bispos durante a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de abril no Santuário Nacional, para esclarecer e trazer atualizações dentro do tema.
O programa da TV Aparecida retoma o Documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), que ocorreu em Aparecida no ano de 2007. A jornalista Camila Morais entrevistou o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, para entender um pouco do documento, que permanece vivo nas ações evangelizadoras de Papa Francisco, que à época foi responsável por coordenar a comissão de redação do documento, quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires.
Para conversar sobre o “Documento 100 da CNBB – Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”, aprovado na 52ª Assembleia da CNBB, em 2014, e que propõe uma reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia, a jornalista recebeu Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele também é presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética e da Comissão da Atualização das Diretrizes Gerais da CNBB.
E para finalizar, retomando a “Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, A Alegria do Evangelho”, a primeira exortação apostólica do pontificado de Papa Francisco, lançada em 2013, a jornalista entrevistou o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.