Reportagem do Arquivo A destaca a terceira idade ativa
O Arquivo A desta quinta-feira (4/7), às 22h30, vai falar sobre a terceira idade ativa. A produção mostrará que o brasileiro está vivendo mais e a questão que fica é: como estamos envelhecendo? Assim, a reportagem da TV Aparecida, conduzida por Rafaela Lourenço, vai trazer realidades de muitas pessoas idosas ativas, que ainda trabalham, que se cuidam e estão sempre se movimentando.
A produção apurou que, segundo o Censo 2022 do IBGE, o grupo etário das pessoas com 60 anos ou mais representa 15,8% da população. Esse índice mostra um crescimento de quase 50% em 12 anos. A expectativa de vida, hoje, para mulheres é de 79 anos e de 72 anos para os homens.
A repórter Rafaela Lourenço foi conhecer a rotina de uma professora da cidade de Jundiaí, Sonia Rossini, conhecida como Biru, que tem mais de quatro décadas lecionando. Ela é a professora ativa mais experiente da rede pública estadual de São Paulo, dedicando a vida e a carreira ao ensino da geografia. Biru já conheceu 74 países e leva essas experiências para a sala de aula aos seus inúmeros alunos.
Outra história trazida na reportagem é a do professor e advogado Nivaldo Braz, de 77 anos, que ainda trabalha e segue ampliando seus conhecimentos. Após muitas viagens a trabalho, Nivaldo fez um intercâmbio para Malta, onde ficou 17 dias estudando e aprendendo.
A importância da saúde cognitiva é outra pauta do “Arquivo A”. Cuidar do envelhecimento do cérebro precisa fazer parte da rotina do dia a dia. O lazer também ajuda nisso como os conhecidos jogos para a mente, como o sudoku e o caça-palavras.
O segmento de economia da longevidade também será abordado. Rafaela vai entrevistar empresários e representantes do Sebrae para falar sobre as projeções no mercado para os mais idosos, que é responsável por movimentar mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil.
A vitalidade atrelada ao esporte é outro foco da reportagem, que foi conhecer idosos que praticam esportes ativamente, fugindo do sedentarismo. E ainda conheceu a história do maratonista Chico Águia, de 83 anos, que pratica corrida de rua há mais de 60 anos.
O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 22h30.