Saúde e Fé  destaca cuidados e aumento da dengue no verão

O Saúde e Fé deste sábado (30), às 16h, traz como tema a dengue, um assunto que está sempre em alta com a proximidade do verão. A convidada para falar sobre o assunto com Frei Rinaldo Stecanela é a infectologista Janaina Maria da Rocha Leite.

No estúdio da TV Aparecida, a médica vai explicar que o Brasil tem dois tipos de repelentes: um que é apenas para pernilongos e o outro eficaz contra a dengue. A produção ainda mostrará um VT com um profissional da Secretaria da Saúde, que irá explicar como prevenir e erradicar os focos de dengue na sua casa.

A produção vai explicar que a dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da zika e da febre chikungunya. E que no Brasil, a doença é endêmica e representa um sério problema de saúde pública, com surtos epidêmicos recorrentes, especialmente durante os períodos mais quentes do ano.

Dados levantados pela produção dão conta de que no Brasil foram registrados 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até 7 de outubro de 2024, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. No período, 5.536 pessoas morreram em decorrência da dengue. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2023, foram registrados 1,3 milhão de casos prováveis da doença, com 1.179 mortes confirmadas ao longo do ano. O aumento de casos em 2024 é 400% maior em relação ao ano anterior.

O Saúde e Fé vai ao ar nos sábados, às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *