Reportagem do Arquivo A aborda os impactos das usinas termelétricas

O Arquivo A desta quinta-feira (15), às 21h, traz uma reportagem sobre os impactos socioambientais causados pelas termelétricas. Para a produção da TV Aparecida o jornalista Eduardo Miranda pesquisou as consequências das instalações, que produzem energia pela queima de combustíveis fósseis ou biomassa, para a população que vive próximo desses lugares.

A reportagem da TV Aparecida começa com Eduardo Miranda entrevistando especialistas sobre a polêmica instalação de uma usina termelétrica na cidade de Caçapava, no Vale do Paraíba (SP). Um dos pontos de debate que preocupa técnicos e pesquisadores é a água, isso porque a usina precisa de uma grande quantidade para o funcionamento dos reatores e turbinas. No caso de Caçapava, a proposta é fazer a captação em locais que hoje abastecem a população da cidade.

O jornalista ainda conversa com o Bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho, que está preocupado com esse cenário em Caçapava, que afetará também outras cidades próximas, como Taubaté. O religioso se reuniu com pesquisadores de instituições conceituadas, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), universidades e lideranças comprometidas com a preservação ambiental.

Outro local visitado pela produção foi a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, onde a população já convive com os impactos causados pelas usinas termelétricas. Hoje são três usinas em operação no município, sendo uma delas a maior e a primeira a utilizar o gás natural extraído do pré-sal.

Ainda nesta quinta, o Arquivo A vai mostrar levantamentos que evidenciam o quanto de carbono as termelétricas emitem, além de dados da Organização Meteorológica Mundial, que apontam um cenário alarmante nos registros de temperaturas no mundo.

Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *