Arquivo A destaca as influências estrangeiras na cultura do Brasil
O Arquivo A desta quinta-feira (9/11), às 21h, vai mostrar influências de culturas como a portuguesa, africana, oriental e europeia no nosso país. O programa da TV Aparecida destaca a dança, culinária, esportes e outros pontos trazidos pelos estrangeiros.
A reportagem começa falando sobre os imigrantes de Portugal. Para isso, a repórter Rafaela Lourenço vai até a cidade do Rio de Janeiro, considerada a mais portuguesa do Brasil. Lá, serão visitadas padarias e armazéns, o Real Gabinete Português da Leitura e a Biblioteca Municipal. Além disso, mostrará o clube Vasco da Gama e a influência nos esportes marítimos no país, como o remo.
A influência africana também será parte da produção, que foi até Piquete (SP), interior paulista, conferir a dança e música do Jongo, originária da África e uma manifestação da cultura popular, que tem cerca de 200 anos de tradição.
Já no bairro do Bixiga, na capital paulista, a reportagem foi de encontro à colônia italiana. Na pauta, a história da chegada deles no país, no período de 1860 a 1920. Cerca de sete milhões de pessoas se instalaram no Brasil e fizeram da região um pedaço da Itália na cidade, com grande influência principalmente na culinária.
Outra cidade visitada é Holambra, considerada a Holanda brasileira. Os imigrantes chegaram ao local em 1948 e se firmaram como lavradores e horticultores, fazendo a cidade ficar famosa pelas flores.
E por fim, o Arquivo A mostra a cultura oriental no Brasil. Em Campos do Jordão, a reportagem visitará o Parque das Cerejeiras, tradicional na cultura japonesa, que floresce na segunda quinzena de julho, atraindo muitos turistas. E de volta a São Paulo, vai falar da colônia chinesa para apresentar a cultura das artes marciais, visitando o Templo Lohan.
Arquivo A, quinta-feira, às 21h