Aparecida Debate exibe o segundo programa da série sobre eleições
O Aparecida Debate continua sua série especial sobre os temas que serão muito discutidos neste ano nas eleições municipais. Na terça-feira (17), às 21h45, o programa da TV Aparecida, apresentado por Rafaela Lourenço e Renato Dias, entrevista convidados sobre os principais gargalos das cidades: a saúde pública e a educação.
Segundo dados levantados pela produção, do Censo Escolar de 2023, o Ensino Médio brasileiro teve a maior taxa de evasão da educação básica: 5,9%. O afastamento ou desistência por parte de alunos vai muito além do atrativo do ensino, engloba desigualdades sociais e a falta de infraestrutura. Para desenvolver esse assunto, o programa recebe Natália Fregonesi, coordenadora de políticas educacionais do Todos Pela Educação.
E para falar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar de ser referencial para o mundo, a qualidade e agilidade em que o serviço é prestado são motivos reais para cobranças por parte dos brasileiros, a convidada será a enfermeira especialista em saúde coletiva, professora e mestra Ana Paula Fernandes.
O último bloco será focado na estrutura e preparo das cidades em relação a epidemias ou novas pandemias. Durante a pandemia de Covid-19, foi exaltada a importância da ciência e do SUS (Sistema Único de Saúde), mas também escancarou deficiências estruturais, mesmo sendo uma novidade em todo o mundo. O convidado será Vanderson Sampaio, diretor do Instituto Todos Pela Saúde.
O Aparecida Debate vai ao na nas terças-feiras, às 21h45.