Reportagem da TV Aparecida desbrava as riquezas do Rio Grande do Sul

O Arquivo A desta quinta-feira (25), às 21h, na TV Aparecida, faz uma viagem pela região de Santa Maria, considerada o coração do Rio Grande do Sul, localizada na região central do Estado gaúcho e o município mais populoso da área, com quase 300 mil habitantes. A reportagem levará o público para conhecer as cidades que têm influência alemã e italiana, com forte tradição gaúcha, importantes sítios paleontológicos e com uma especial devoção mariana.

O programa vai mostrar a importância dos estudos paleontológicos no município de São João de Polêsine, há 46km de Santa Maria. O lugar guarda verdadeiras preciosidades para os estudos de paleontologia e é o único local do Brasil no qual foram encontrados fósseis com mais de 250 milhões de anos. A repórter Camila Morais foi conhecer o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, pertencente à Faculdade Federal de Santa Maria, que tem como finalidade monitorar, coletar e estudar os fósseis encontrados na região.

A produção ainda irá apresentar a natureza exuberante do Rio Grande do Sul. No município de Nova Esperança do Sul, região turística conhecida como Caminho das Origens, serão mostradas cachoeiras e a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, uma caverna de arenito que comporta até mil pessoas no seu interior e que recebe muitos devotos. Outro lugar visitado é a Cascata Véu de Noiva, com 30 metros de altura e que forma uma piscina natural abaixo da queda.

O “Arquivo A” também destaca a forte devoção mariana da cidade de Santa Maria, que tem como padroeira a Mãe Medianeira de Todas as Graças. O Santuário foi construído dentro do Parque Ecológico da Medianeira e tem uma tradicional romaria que acontece há 80 anos e atrai 150 mil pessoas. Outra forte ligação é com a Mãe, Rainha e Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que tem o primeiro Santuário do Brasil construído na cidade.

A colônia italiana presente no Coração do Rio Grande do Sul é outra pauta do programa. Os imigrantes italianos fazem a diferença na região de Vale Veneto, no município de São João do Polêsine, que recebeu os primeiros italianos em 1878.

O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *