Aparecida Debate destaca a importância da preservação da cultura indígena

Nesta terça-feira (7/2), às 21h30, o “Aparecida Debate” da TV Aparecida é dedicado aos ancestrais do povo brasileiro: os indígenas. A produção vai mostrar o quanto a cultura e a história dos nativos estão intimamente ligadas ao nosso cotidiano, como no idioma, na alimentação e nos hábitos.

O jornalista Guilherme Machado vai conduzir o debate, que destacará que 522 anos depois do início da colonização, muita gente parece ter esquecido da própria origem. No Brasil de hoje, indígenas ainda são marginalizados, esquecidos e oprimidos.

Diante dessas questões, o programa convidou especialistas para responder perguntas sobre as políticas públicas necessárias para interromper esse processo. Entre eles, Luis Ventura Fernández, secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, que atua desde 2002 com povos indígenas, no estado de Roraima, e em fevereiro de 2022 passou a integrar o Secretariado Nacional do CIMI.

Outra participante é Márcia Maria de Oliveira, assessora da Rede Eclesial Pan-amazônica, a Repam-Brasil. Márcia é professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima. Em 2019, foi nomeada perita pelo Papa Francisco e participou da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-amazônica.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *