Plantas é tema de reportagem na TV Aparecida

No “Arquivo A” desta quinta-feira (18/5), às 21h30, o repórter Leandro Oliveira mostrará diversas histórias ligadas a plantas. O programa da TV Aparecida vai trazer, desde a importância de preservar espécies e reflorestar, até as variedades de plantas no Brasil.

Um dos lugares visitados pela reportagem foi o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que possui um histórico importante na biodiversidade brasileira. A antiga fazenda, localizada no coração da capital fluminense, tem capítulos ricos quanto à introdução de plantas e árvores de todo o mundo em um solo fértil que faz germinar, além de flores e frutos, também a relevância de uma instituição reconhecida como essencial para as pesquisas científicas. São 23 mil plantas e árvores e 3,4 mil espécies que representam os cinco continentes do planeta.

Outro destaque da reportagem é a importância das árvores, que liberam oxigênio e são essenciais no ciclo da chuva e na manutenção da umidade. E reflorestar é entender a importância de arrumar esses desequilíbrios ambientais. O trabalho da Ong Reflorestar É Viver, de Guaratinguetá (SP), será evidenciado, a organização tem um trabalho de reflorestamento em acostamentos de estradas e também incentivando cidadãos a plantar árvores ao seu redor.

Já em Piracicaba (SP), o programa vai mostrar a história de um casal que largou tudo para trabalhar com as plantas, especificamente as suculentas. Eles dedicaram seus negócios ao cultivo e venda da espécie, com mais de 3 mil clientes fiéis. Nas redes sociais, com mais de 500 mil seguidores, onde ensinam os cuidados com a planta.

Também será pauta a jardinagem como hobby e o aumento dos jardins verticais em grandes capitais, como São Paulo, feito por pessoas que moram em apartamentos, criando um contraste de plantas e flores com a cor mais acinzentada da cidade.

A reportagem ainda destaca o projeto de um shopping de São Paulo, que reaproveita materiais orgânicos para fazer um composto usado no plantio de frutas, verduras e legumes. E também vai mostrar as PANCS, que são plantas comestíveis que fazem parte da alimentação diária de muitas famílias.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *