Arquivo A mostra a realidade do trabalho informal

O Arquivo A desta quinta-feira (8/6), às 21h, vai falar sobre a informalidade no mercado de trabalho. A reportagem da TV Aparecida mostrará as necessidades, escolhas e conquistas através de exemplos de quem vive nessa situação. E ainda vai destacar as questões trabalhistas e a discussão gerada, já que muitas vezes a informalidade vem pela falta de oportunidades e priva o trabalhador de seus direitos.

O emprego informal é culturalmente enraizado no Brasil, hoje são mais de 38 milhões de brasileiros na informalidade. E a repórter Rafaela Lourenço dará alguns exemplos, além de entrevistar especialistas que vão falar sobre as diferenças entre os trabalhos formais, informais e os autônomos.

Um dos lugares visitados pela reportagem foi a tradicional Feira da Breganha, em Taubaté (SP), local que reúne pessoas que vendem, trocam e aquelas com necessidade de compra. Além de ser um local de trabalho para muitos, a feira também faz parte da cultura da região.

Outro tipo de trabalho em pauta é a reciclagem, opção principalmente para famílias em vulnerabilidade social e que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho. Rafaela Lourenço conversou com catadores, líderes de cooperativas, e mostrará como a coleta de resíduos gerados nas cidades virou fonte de renda para tantas pessoas.

E, por fim, a reportagem vai falar sobre o trabalho doméstico, um dos mais numerosos e essenciais do Brasil e que apresenta um recorte de classe muito evidente no país, além de ser um dos mais afetados durante a pandemia.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *