Aparecida Debate discute o trabalho científico no Brasil

Nesta terça-feira (18/7), às 21h30, o “Aparecida Debate” da TV Aparecida vai falar sobre o trabalho científico no Brasil. O jornalista Guilherme Machado irá mediar a discussão, que questiona quais são os principais desafios dos pesquisadores brasileiros atualmente, como melhorar esse trabalho e descobrir novos cientistas.

A produção traz como base a informação sobre o orçamento público federal direcionado à pesquisa científica, que caiu 60%, entre 2014 e 2022, de acordo com o Observatório do Conhecimento. E ainda que embora o impacto mais imediato de cortes na ciência seja para a vida acadêmica, a redução de investimentos em produção científica, tem efeitos que chegam à sua vida cotidiana.

Participa do debate presencialmente no estúdio da emissora Sônia Guimarães, que é a primeira mulher preta no Brasil a ser doutora em Física e atua como professora de Física Experimental no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Faz parte também da Associação Brasileira de Escritores Negros.

E, de maneira remota, estará Antônio José da Costa Filho, coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Ele é doutor pelo Instituto Universitário Europeu, e autor de mais de 50 artigos em revistas acadêmicas portuguesas e internacionais.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *