TV Aparecida exibe documentário sobre Bom Jesus da Lapa 

TV Aparecida transmitirá a Novena de Bom Jesus da Lapa, que acontece de sexta-feira (28/7) a sábado (5/8), às 19h. E a cobertura da Celebração de encerramento será realizada no domingo (6/8), a partir das 17h30. 

E esse ano, a grande manifestação religiosa na Bahia terá um documentário, com exibição pela emissora. “Lapa do Bom Jesus”, com três episódios, vai ao ar de quinta-feira (3/8) a sábado (5/8) às 20h, logo após a Novena e, também, no domingo (6/8) às 15h, na íntegra, na sessão Cine Família. 

Localizado no município de mesmo nome, na Bahia, o Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade, destino da terceira maior romaria do Brasil, é administrado por Missionários Redentoristas, assim como o de Nossa Senhora Aparecida. O Santuário baiano, considerado umas das Sete Maravilhas do Brasil, está abrigado em uma das grutas do Morro do Bom Jesus, a qual foi descoberta em 1691. Motivo de orgulho para os seus conterrâneos, é conhecido como Igreja de “Pedra e Luz”.

O Documentário  

“Lapa do Bom Jesus’’ é uma série documental com linguagem contemporânea, que apresenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, pela perspectiva das pessoas – nativos e forasteiros – que contribuem para o desenvolvimento local e o crescimento das peregrinações ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, ao longo dos seus 332 anos de romarias. 

Sob o olhar de cinco personagens, o trabalho, produzido pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, em parceria com a TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM, nos convida a fazer uma visita de contemplação pela história da cidade, as grutas, o Rio São Francisco, a culinária regional e as belezas naturais da Capital Baiana da Fé. 

A apresentação da produção é feita pelo Padre William Betonio, Missionário Redentorista, que atua na ordem do Bom Jesus da Lapa há mais de três anos. O religioso, além de falar da sua experiência no Santuário, da grandiosidade do Rio São Francisco (o Velho Chico), vai entrevistar personagens, além de mostrar pontos turísticos que fazem parte do roteiro de passeios dos romeiros, e a culinária, como a receita da Moqueca de Surubim com Banana da Terra. 

Entre os entrevistados de padre William está Sandra Célia, professora e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela fala da tradição da família nas romarias da Lapa e como despertou a curiosidade em pesquisar as romarias, de forma acadêmica, e sobre o significado do chapéu do romeiro.  

O cantor e compositor Paulo Araújo é outro personagem entrevistado para falar sobre a fé dos ribeirinhos no Bom Jesus e do sincretismo religioso. 

Novena do Bom Jesus da Lapa: sexta-feira (28/7) e sábado (5/8), às 19h. Celebração de encerramento no domingo (6/8), a partir das 17h30. 

Documentário “Lapa do Bom Jesus”: quinta-feira (3/8) a sábado (5/8), às 20h, e no domingo (6/8) às 15h. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *