Reportagem da TV Aparecida destaca Dom Helder Câmara

O Arquivo A desta quinta-feira (31/8), às 21h, traz uma reportagem sobre Dom Helder Câmara, Bispo e Arcebispo Emérito de Olinda e Recife. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 1909, Dom Helder foi grande entusiasta dos direitos humanos, conhecido mundialmente. A reportagem mostrará lugares, pessoas e memórias desse grande cidadão e religioso da Igreja Católica.

O repórter Eduardo Gois visitou o Memorial Dom Helder Câmara, localizado em Recife (PE), que foi a residência do Bispo por 31 anos e lugar em que muita gente foi abraçada e acolhida. Eduardo entrevistou pessoas que conviveram com ele e estão empenhadas em manter viva sua memória.

O programa da TV Aparecida ainda vai mostrar as realizações de Dom Helder, como a fundação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Cáritas Brasileira, a Operação Esperança no Rio e em Recife. Ele também apoiou profundamente incontáveis projetos sociais e educacionais, pastorais juvenis, entre tantas outras coisas. Até hoje, governos, sociedade civil e a Igreja não se cansam de homenageá-lo.

E por fim, destacará o processo de beatificação e canonização de Dom Helder, aberto pelo Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e concluído em 2018. Toda a documentação já foi enviada a Roma pela Arquidiocese, provando que o Servo de Deus viveu, em grau heróico, as virtudes teologais, cardeais e de estado clerical.

Arquivo A, quinta-feira, às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *