Arquivo A mostra o impacto das chuvas no Sul do Brasil

Na primeira semana de setembro, a passagem de um ciclone extratropical no Sul do Brasil provocou tempestades que castigaram comunidades nos três estados, especialmente um estrago incalculável no Rio Grande do Sul. Dentro deste contexto o Arquivo A, da TV Aparecida, traz uma reportagem exclusiva sobre o fato nesta quinta-feira (19), às 21h.

O repórter Guilherme Machado viajou até o Sul e visitou as regiões mais afetadas, e também entrevistou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O jornalista ainda falou com meteorologistas e especialistas para avaliar se seria possível prever a tragédia. Esse é o maior desastre ambiental em 40 anos no Rio Grande do Sul, provocando 49 mortes.

Um dos locais visitados pela produção foi a região do Vale do Taquari, local mais afetado pelas enchentes. O rio Taquari chegou a quase 30 metros de altura, um ganho de elevação de quase 20 metros, após as chuvas. A reportagem apresenta histórias de pessoas que lidaram de perto com a tragédia e também conhece o trabalho de voluntários que ajudam as famílias atingidas.

Outra pauta do Arquivo A é o papel da Igreja nesta tragédia, auxiliando a população atingida. Guilherme Machado vai à Paróquia São José, na região central da cidade de Roca Sales, que se transformou em um hospital para cuidar dos feridos na enchente.

O Arquivo A vai ao ar sempre nas quintas-feiras, às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *