Cia. Cultural Bola de Meia anima o Natal do Luar do Sertão

Nesta terça-feira (19/12), às 20h, o Luar do Sertão entra no clima do Natal. No programa da TV Aparecida, Padre Paulinho vai receber a Cia. Cultural Bola de Meia, grupo de São José dos Campos (SP) que tem como principal missão a pesquisa e transmissão de conhecimentos sobre a cultura da infância e da cultura tradicional e popular brasileira, especialmente na região sudeste.

A Cia. Cultural Bola de Meia mantém entre outras ações e coletivos, o grupo Folia de Reis de São José que vem de forma ininterrupta visitando casas e presépios há 25 anos. A iniciativa foi estimulada pelos mestres: Zé Mira, Mestre Paizinho, Mestre Valdomiro e Mestre Zé do Motor, além das Mestras Lili Figureira e Dona Maria. A Folia de Reis de São José se apresenta com aproximadamente 30 foliões que cantam e tocam instrumentos.

Todos os anos eles realizam visitas a casas e presépios para cantar o nascimento do Menino Jesus e celebrar o Natal pela via da cultura popular. Eles visitam os moradores que abrem suas portas para os foliões, que levam sempre músicas e mensagens de esperança. Os “Santos Reis” anunciam com alegria a vinda do Salvador, renovando laços de paz e solidariedade para um mundo novo.

No programa, os integrantes vão contar também sobre a história da companhia, que surgiu em 1989, e de seu trabalho de resistência cultural. A instituição trabalha no desenvolvimento social e cultural da coletividade brasileira, com foco em levar a cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Luar do Sertão, terça-feira, às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *