Luar do Sertão apresenta o talento do mineiro Gustavo Guimarães

O Luar do Sertão desta terça-feira (23), às 19h30, vai receber Gustavo Guimarães, cantor e violeiro de Minas Gerais. No programa da TV Aparecida, ele vai conversar com Padre Paulinho sobre sua trajetória com a música caipira de raiz e cantar algumas de suas músicas autorais.

Nascido em Diamantina (MG), Gustavo Guimarães já gravou três álbuns dedicados à viola caipira e à música regional mineira. Também participou do Grupo Viva Viola, coletivo com seis violeiros, onde produziu outros dois álbuns. Seu trabalho mais recente é o CD “Canções de São Francisco”, no qual aborda temas como a proteção ao meio ambiente e o autoconhecimento.

Gustavo Guimarães sempre esteve ligado à cultura do interior de Minas. Foi professor de violão e migrou para a viola caipira no dia em que um aluno pediu para ele afinar o instrumento. A partir daí se aprofundou na viola e suas raízes, fazendo dela parte essencial do seu trabalho autoral. Suas canções buscam preservar as tradições da cultura de raiz, com referências de artistas como Almir Sater e Pereira da Viola.

O convidado do Luar do Sertão também vai participar do quadro “Assuntando a Viola” para falar do projeto Viva Viola. E ainda relembrar o violeiro Joaci Ornelas, falecido em 2022, que a família pediu para que Gustavo cuidasse do instrumento que o artista usou em vida.

Luar do Sertão vai ao ar nas terças-feiras, às 19h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *