TV Aparecida faz mudanças em sua diretoria
Importantes cargos ganham novos gestores em 2024
A TV Aparecida inicia uma nova fase na gestão corporativa. A emissora passou por uma mudança em sua diretoria devido ao processo de reestruturação da Congregação Redentorista no mundo, que promoveu transferências de cargos, funções e locais em vista do trabalho missionário.
Entre as principais alterações, Padre Luiz Camilo Júnior assume o cargo de Diretor de Programação da TV Aparecida e Irmão Alan Patrick Zuccherato, que ocupou a posição por quatro anos, agora é o Diretor de Arte e Pastoral da emissora. Já a função de Diretor de Produção continua sendo de Padre Mauro Vilela da Silva.
A emissora católica, que completou 18 anos em setembro, é a 8ª TV aberta mais vista na Grande São Paulo, segundo dados da Kantar Ibope Media 2023. Está presente nos canais abertos e TV por assinatura em 25 Estados + DF e 1079 Municípios, além do Samsung TV Plus, Youtube, a12.com/tvaovivo e Aplicativo Aparecida.
Diante de números tão significativos, Padre Camilo Júnior comenta sobre o desafio de administrar a programação de um canal em franco crescimento:
“A comunicação é algo fundamental para que possamos crescer na dimensão relacional. A TV Aparecida tem esse compromisso em comunicar valores que fortaleçam a fé e possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e fraterna. Vejo como desafio encontrar a linguagem que mais nos aproxima de nosso público, para que eles possam realmente encontrar na programação da TV Aparecida conteúdos que os ajudem em sua formação humana e cristã, e seja fonte de renovada esperança.”
O recém-empossado diretor de programação segue discorrendo sobre metas e projetos para o canal:
“Queremos ter uma programação que alcance todas as faixas etárias. É preciso dialogar com as crianças, jovens, adultos e os idosos. Que todos possam se ver na TV de Nossa Senhora! Para isso, se faz necessário colocar em nossa grade conteúdos que já são buscados, principalmente pelos jovens, mas que ainda não estão presentes nas demais emissoras católicas. É preciso oferecer aos jovens um conteúdo inovador, com uma linguagem que os atraia e os envolva nesta programação, levando-os a fazer esse processo de trazer para o concreto da vida aquilo que a TV apresenta. Também é fundamental a harmonia e a valorização das equipes e de cada colaborador. O olhar e a opinião de cada um têm muito a nos enriquecer sobre novas ações que devem ser construídas. A comunicação acontece com a soma de pensamentos, mãos e corações. Por isso, é preciso motivar e comprometer a todos.”
Padre Luiz Camilo Júnior, que já atuou no passado na direção do Portal A12 da Rede Aparecida de Comunicação, ainda destaca a importância do digital na comunicação da TV.
“Cada vez mais o digital tem se tornado o espaço de comunicação por excelência, e ter passado pela experiência do Portal A12 ajuda a olhar para esse momento da comunicação pela internet e reconhecer os desafios e os ganhos que podemos ter ao se abrir para esse cenário com esperança e criatividade. A comunicação digital nos desafia e ao mesmo tempo nos impulsiona. As pessoas já estão no universo digital, por isso precisamos chegar a estes novos espaços e ser uma presença que faça diferença. O mundo digital é o novo areópago que precisa ser evangelizado. Por isso, precisamos preparar colaboradores que dominem as ferramentas do digital e o conteúdo a ser comunicado.”
E Irmão Alan Patrick fala de sua nova atuação na emissora católica:
“Na função de Diretor de Arte e Pastoral, somarei aos demais membros da Diretoria, contribuindo com a manutenção da estética visual da emissora, bem como, garantindo a sinergia do conteúdo da TV com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Arte e beleza também evangelizam, por isso, queremos que a TV Aparecida continue sua missão em celebrar a fé diariamente com os devotos de Nossa Senhora, agregando cada vez mais pessoas comprometidas, por meio de uma programação alegre, que visa o ser humano crescendo como gente e sendo bons cristãos. Além disso, continuarei somando ao elenco da emissora, participando dos programas e das transmissões”, afirma o religioso e executivo, já traçando planos de ação no canal em 2024.
“Sigo entusiasmado em compartilhar novos planos na área de arte e pastoral, possibilitando uma maior conexão entre o Santuário Nacional e a TV Aparecida para que a nossa missão de propagar a devoção à Nossa Senhora e à Palavra de Seu filho, Jesus Cristo, chegue cada vez mais aos lares de nossos devotos. Estarei comprometido com os trabalhos em prol de uma programação cada vez mais abrangente, que promova expressões criativas e significativas de qualidade. Espero que minha ação se some aos projetos para favorecer uma experiência cultural e artística mais profunda e efetiva, priorizando também a espiritualidade, que é um dos pilares da emissora da Mãe Aparecida.”