Arquivo A mostra histórias de fé, acolhimento de devotos durante a Festa da Padroeira
Reportagem acompanhou romeiros, voluntários e pessoas que participam da maior peregrinação de fé do Brasil
O Arquivo A desta quinta-feira (15), às 20h40, apresenta uma reportagem especial inspirada no tema da Novena e Festa da Padroeira deste ano: “Com Maria, em comunidade, conhecer e praticar a Palavra”. O jornalista da TV Aparecida, Eduardo Miranda, e as repórteres do Portal A12, Beatriz Nery e Vitoria Victal, percorrem o caminho dos romeiros rumo ao Santuário Nacional, mostrando histórias de fé e acolhimento, que revelam como a Palavra de Deus se faz presente na vida dos peregrinos e na dedicação de quem se mobiliza para acolhê-los.
Entre as histórias apresentadas está a da Romaria Mãe Divina, de Guarulhos (SP). O grupo começou com apenas uma mãe e seu filho e, ao longo do tempo, cresceu, reunindo amigos e devotos de outras cidades paulistas. Juntos, eles mantêm a tradição de caminhar anualmente até o Santuário Nacional, fortalecendo os laços de amizade, espiritualidade e devoção à Padroeira do Brasil.
A reportagem também destaca o trabalho dos voluntários que oferecem apoio aos peregrinos ao longo da Rodovia Presidente Dutra. Em Jacareí (SP), a equipe conheceu a tenda “Anjos do Asfalto”, um dos pontos de acolhimento que recebeu milhares de fiéis durante a Festa da Padroeira. Aberto 24 horas ao longo dos dias de celebração, o espaço ofereceu água, refeições, massagens e conforto espiritual, demonstrando como a solidariedade transforma a caminhada dos romeiros em uma experiência de cuidado e fraternidade.
No Santuário Nacional, o programa reúne testemunhos de pessoas que ajudam a anunciar a Palavra de Deus por meio da leitura e do canto. Leigos que integram o coral e leitores que servem durante a Festa da Padroeira compartilham suas experiências, assim como o Irmão Alan Patrick e o Padre Wallison, compositor do Hino da Novena.
A edição contou ainda com a participação do arcebispo de Aparecida, Dom Mário Antonio, e do reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo. Eles refletem sobre o significado da grande peregrinação de fé até a Casa da Mãe e sobre a importância de conhecer e praticar a Palavra de Deus em comunidade.
Arquivo A, quinta-feira, às 20h40

