Casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé realiza festa para os Orixás Ogum e Oxóssi

Aconteceu no último sábado (8), na sede da casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé, que fica localizada em Francisco Morato-SP uma grande festa para homenagear os Orixás Ogum e Oxóssi, que são dois Orixás importantes das religiões de matrizes africanas.

O evento contou com centenas de convidados e entre eles estavam diversos líderes religiosos pertencentes ao Candomblé, diversas autoridades de Francisco Morato e região. Entre as autoridades presentes estavam o vereador de Francisco Morato, Nelsinho da Periferia, a Drª Luciana Malego da cidade de Caieiras, Virgília Prado (Assessora do Deputado Estadual, o Delegado Olim), o Drº Paulo, o Ogã Cleiton do Ogum, a Ekedi Célia de Oxum, Pai Osmar de Airá, a Drª Beatriz Silveira do Rio de Janeiro, Nando Oliveira, Douglas Cavalcante, que é secretário geral de Franco da Rocha e sua esposa Ingrid Gomes. O evento contou com a presença dos filhos de Santo da Ya Andréia e do Pai Osmar de Airá.

Os convidados assistiram no espaço sagrado danças culturais afros voltadas para cada Orixá homenageado e no final apreciaram comidas e bebidas típicas de Ogum e Oxóssi. As comidas foram preparadas pelo chef Ivan Santos.

O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é comandado pela Ya Andréia, mais conhecida como mãe Andréia de Iemanjá, líder religiosa, candomblecista da nação keto. A líder religiosa é a idealizadora do projeto Movimento Ecoar, que promove a paz e a igualdade entre as religiões, sempre combatendo a intolerância religiosa. Além de ser a idealizadora do Movimento Ecoar, mãe Andréia atua em diversos projetos sociais em Francisco Morato e região. Vale ressaltar que o trabalho realizado pela Ya Andréia e pela Casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé é voltado para o social,cultural e ambiental.

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é jornalista, atuou em diversos veículos de comunicação. É colunista de TV e famosos dos programas de Nani Venâncio e Lucimara Parisi na Rede Brasil de Televisão. Instagram:@anddrehponttez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *