Reportagem da TV Aparecida mostra o trabalho de evangelização urbana

O Arquivo A desta quinta-feira (1/6), às 21h, na TV Aparecida, mostra uma reportagem sobre a importância da evangelização urbana. O programa trará histórias de religiosos e leigos, que através da fé realizam trabalhos sociais para ajudar os mais vulneráveis de todas as formas, e também sobre uma nova mentalidade na vida pastoral, conscientes da pluralidade cultural e religiosa dos lugares.

A reportagem se baseia no fato de que nas últimas décadas, muitas pessoas se mudaram para grandes cidades em busca de oportunidades, isso fez com que a população se concentrasse apenas em 10% dos municípios. E isso gera muita desigualdade e erguem cidades invisíveis dentro dos grandes centros, com pessoas que precisam de amparo e fé para sobreviver, e aí que entra o papel da evangelização urbana.

O repórter Eduardo Gois visitou diversos lugares, como a Basílica de Santana, na zona norte de São Paulo, para mostrar o trabalho dos leigos nas comunidades, entrevistando um advogado que faz trabalho social voluntário para ajudar a evangelização nas comunidades, além de ajudar os mais necessitados na paróquia.

A evangelização na comunidade Cingapura Zaki Narchi, na Vila Guilherme em São Paulo, também é pauta do programa. Será apresentada a movimentação dos moradores que se reúnem para rezar o terço, fazer catequese e também participar de atividades sociais. O local também semeia uma forte devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Outro lugar visitado foi a Catedral de São Dimas, em São José dos Campos (SP), cidade de quase 800 mil habitantes e um dos maiores  pólos tecnológicos e industriais do país. E nesta Igreja nasceu a Pastoral dos Edifícios, com ações para que todos tenham a oportunidade de servir e encontrar o Deus que habita nas cidades, mostrando a importância da Igreja ir de encontro com a cidade.

Na Vila Clementino, em São Paulo, a reportagem vai mostrar o serviço do Amparo Maternal, centro de acolhida que oferece abrigo temporário e garante proteção integral para gestantes em situação de vulnerabilidade social. E em Santo Amaro, também na capital paulista, a reportagem mostra o trabalho das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor com o projeto Antonia, que atendem mulheres em situação de prostituição, que são amparadas e acolhidas. O projeto quer potencializar direitos e combater o estigma do preconceito.

A reportagem também vai falar da importância da juventude na evangelização urbana e trazer entrevistas com o novo presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, e outros líderes religiosos para falar da importância de seguir o que Papa Francisco prega, de que a Igreja deve ir de encontro as pessoas e aos que precisam de fé e amparo.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *