Associação religiosa de Francisco Morato, Ilê Axé Ya Ogum Boalé recebeu o vereador Nelsinho da Periferia e moradores do bairro no último domingo (25)

A entidade social e religiosa Ilê Axé Ya Ogum Boalé, localizada no bairro Estância Belém, em Francisco Morato, organizou no último domingo (25) uma reunião comunitária e uma roda de conversa com mulheres para debater políticas de acessibilidade, mobilidade urbana, segurança pública e políticas públicas para a saúde das mulheres no município.

A Yalorixá Andréia Ya Yemonja recebeu o vereador Nelsinho da Periferia para que anunciasse o asfaltamento de três ruas do bairro.  Na oportunidade os moradores solicitaram especial atenção ao esgotamento sanitário já que, o asfaltamento deve estar acompanhado do Saneamento básico. 

Moradores destacaram que o as melhorias deverão acontecer com um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma região tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

A Yalorixá Andréia destacou que as obras foram conquistadas após muita luta das diversas lideranças e referências da comunidade, dentre elas o Sr Antenor, um dos moradores mais antigos da localidade, há 40 anos residente no bairro Estância Belém.

O vereador Nelsinho da Periferia afirmou que as ruas que serão asfaltadas as seguintes ruas: Alameda dos Cambarás, Alameda dos Eucaliptos e a Rua das Acácias. O vereador ressaltou que todas as ruas de Francisco Morato constam como asfaltadas, porém isso não é verdade e trata-se de um erro de quem fez os loteamentos na época.

Segundo o vereador, a previsão de início das obras é a segunda quinzena de julho de 2023, sem prazo definido para o término.

Também esteve presente para a realização da Roda de Conversa com as Mulheres a assistente social Débora Cerazza, que é presidente do conselho COM Mulher de Francisco Morato.

Na oportunidade foram discutidas políticas públicas da saúde da mulher, violência doméstica, psicológica, social, política, violência no trabalho e desigualdade e ações sociais e acolhimento das mulheres em vulnerabilidade, com participação estratégica e de utilidade pública do Ilê Axé Ya Ogum Boalé.

O Ilê Axé Ya Ogum Boalé é dirigido pela Ya Andréa ty Yemonja, mais conhecida como mãe Andréia de Iemanjá.

Mãe Andrea é presidente do Conselho da Comunidade Negra e atua no Conselho da Cultura da cidade de Francisco Morato. A líder religiosa é a idealizadora do projeto Movimento Ecoar, que promove a paz, a igualdade entre as religiões e combate a intolerância religiosa.

Além de ser a idealizadora do Movimento Ecoar, mãe Andréia atua em diversos projetos sociais em Francisco Morato e região. Vale ressaltar que o trabalho realizado pela Ya Andréia e pela Casa de matriz africana, Ilê Axé Ya Ogum Boalé é voltado para o social, cultural e ambiental.

Para mais informações, seguem os contatos do Ilê Axé Ya Ogum Boalé: yaogumboale@gmail.com ou (11)4881-3680

Anddreh Ponttez

Anddreh Ponttez é jornalista, atuou em diversos veículos de comunicação. É colunista de TV e famosos dos programas de Nani Venâncio e Lucimara Parisi na Rede Brasil de Televisão. Instagram:@anddrehponttez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *