Aparecida Debate destaca o sistema de cotas no Brasil

O Aparecida Debate desta terça-feira (1º/8), às 22h, traz como tema o sistema de cotas no Brasil, também chamado de ações afirmativas. Mediada pelo jornalista Renato Dias, a discussão na TV Aparecida terá a participação de dois especialistas. Na pauta, a produção irá questionar como a lei criada no início dos anos 2000 garante o acesso de pretos, pardos e indígenas nas instituições de ensino superior. E ainda quais são os argumentos contra e a favor, e o que ainda precisaria mudar nas cotas raciais e sociais.

No Brasil, há mais de 20 anos as instituições de ensino superior utilizam o chamado sistema de cotas para a seleção de novos alunos. São dois tipos: as sociais, que reservam vagas para estudantes de escolas públicas e com renda mensal igual ou menor a um salário mínimo e meio, e as cotas raciais, que garantem o acesso aos estudantes pretos, pardos e indígenas de escolas públicas. Além do que já está previsto em lei, as universidades têm autonomia para implementar outras ações afirmativas, como por exemplo, vagas para estudantes de comunidades de quilombos e portadores de necessidades especiais.

E para esclarecer todas essas questões, o jornalista Renato Dias receberá Claudinei Corrêa, educador social, cofundador da Associação dos Afrodescendentes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Afronorte, em São Paulo. Ele também é coordenador do cursinho popular núcleo Luiza Mahi e idealizador do programa Empodera Vale.

Já pela internet, participará do programa Carlos Alberto Máximo Pimenta, professor no programa de pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na Universidade Federal de Itajubá, a UNIFEI. Ele é graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *