Arquivo A relembra 10 anos da Jornada Mundial da Juventude no Rio

O Arquivo A desta quinta-feira (3/8), às 21h30, traz uma reportagem especial sobre os 10 anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. No fim de julho de 2013, a cidade carioca recebeu o evento, pela primeira vez na história do evento. E o programa da TV Aparecida vai recordar aqueles dias de reflexões, orações e diálogos junto a representantes de todos os continentes.

A reportagem, realizada pelo jornalista Guilherme Machado, vai mostrar como foi para a Igreja no Brasil receber essa convocação. E como o Episcopado brasileiro se preparou para proporcionar aos jovens uma experiência tão boa quanto a realizada em outros países. Entre os entrevistados estão nomes como o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, e Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida.

No meio da preparação para a JMJ, aconteceu a renúncia de Bento XVI e a escolha de Francisco, sendo o Brasil o primeiro compromisso internacional do novo Papa. A reportagem vai relembrar como foi essa visita do Santo Padre, tanto para os dias de evento quanto ao Santuário Nacional de Aparecida. E ainda outros lugares que tiveram o privilégio de sua visita, como na Comunidade Varginha, em Manguinhos, que recebeu Francisco em suas ruas e numa capela dedicada a São Jerônimo Emiliani, e que hoje é ponto turístico.

Guilherme Machado ainda traz entrevistas com alguns jovens que foram ao encontro de Francisco na JMJ do Rio e tiveram suas vidas mudadas pela participação no evento, que recebeu mais de 3,5 milhões de peregrinos vindos de 175 países diferentes, de acordo com números oficiais da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *