Arquivo A traz histórias inspiradoras de pessoas com Parkinson

Em uma reportagem esclarecedora e ao mesmo tempo inspiradora, o “Arquivo A” traz mais uma edição nesta quinta-feira (29/2), às 21h. O programa da TV Aparecida vai falar sobre a doença de Parkinson e ainda mostrar histórias inspiradoras de pessoas que enfrentam este desafio, mas o transformaram em motivação para uma nova vida.

A reportagem feita pelo jornalista Eduardo Miranda mostra que o Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que afeta o sistema nervoso central. Ela foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico e cirurgião inglês James Parkinson. Depois de dois séculos, ainda não se sabe a causa e nem a cura. A única certeza é que atinge o cérebro e, consequentemente, os movimentos e a coordenação motora.

O programa terá entrevistas com especialistas e pessoas que passam pela situação direta ou indiretamente. E será falado sobre os primeiros sinais, como identificar, o tratamento, o papel da família, a rede de assistência e as terapias que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. E ainda, a luta diária de quem convive com a doença e a busca incansável da ciência por mais respostas que levem a cura ou, pelo menos, aliviem a dor e o sofrimento de quem recebeu o diagnóstico.

Érica Tardelli, Presidente da Associação Brasil Parkinson, vai falar sobre a instituição que atende cerca de 300 pacientes. Além de todas as atividades terapêuticas, a entidade iniciou uma nova fase, agora de pesquisa. Em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), a associação começou a testar este ano dois equipamentos em pacientes com a doença. Os resultados poderão ajudar a avançar em novas técnicas de tratamento do Parkinson.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *