TV Aparecida grava documentário no Suriname

 A produção retrata a realidade do pequeno país e o trabalho dos Redentoristas


TV Aparecida exibe na próxima quinta-feira (24/8), às 21h, mais um episódio da série Desafios da Igreja, desta vez com o tema Suriname, Terra de Missão. A equipe de jornalismo da emissora viajou até o pequeno país, localizado na América do Sul, para mostrar a realidade cultural, étnica e religiosa do lugar, e principalmente os 157 anos de trabalho dos Missionários Redentoristas.

Na reportagem será apresentada a missão dos redentoristas, que chegaram ao país quando ainda era colônia da Holanda, e desde então se fixaram em inúmeras Igrejas. O Suriname tem como religião predominante o Indu, seguido do Islã. E apenas 20% da população se diz católica. E é nesse contexto que a Igreja busca se fazer presente.

O documentário também apresentará a história do Beato Pedro Donders, considerado o Apóstolo do Suriname por ter dedicado a vida inteiramente a cuidar dos leprosos na região da Batávia.

A repórter Camila Morais fala sobre a produção da reportagem: “Fazia um tempo que a gente conhecia o trabalho dos Redentoristas no Suriname. Por ser uma região amazônica, por enfrentar tantos problemas sociais e por ser um desafio da Igreja, nós nos planejamos e fomos fazer essa gravação lá. Para mostrar como é desafiador o trabalho dos missionários que deixam seu país de origem, seu idioma e sua cultura para ajudar outras pessoas em realidades tão diferentes”.

Outros pontos de destaque são os efeitos degradantes da exploração de ouro no pequeno país, que atrai garimpeiros em busca de riqueza, e estimulam a exploração sexual e o tráfico de pessoas. E ainda um histórico de como o Suriname foi o país que mais recebeu negros que foram escravizados e o que teve o maior número dos que fugiram para os quilombos. E assim, a cultura do povo marrom conseguiu permanecer, deixando seus traços na dança, música e nas celebrações típicas locais.

Desafios da Igreja: Suriname, Terra de Missão é uma reportagem de Camila Morais, que viajou acompanhada do repórter cinematográfico João Eder e do auxiliar de mídias Luís Henrique. A produção do Jornalismo da TV Aparecida tem como objetivo mostrar a atuação da Igreja dentro de temas que envolvem a dignidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *